O Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”, da Prefeitura de São Carlos, registrou mais um nascimento de uma ave ameaçada de extinção. Dessa vez, o trabalho de reprodução em cativeiro resultou no nascimento de um filhote de papagaio cara roxa (Amazona brasiliensis). De acordo com a publicação Red List Threatened Species, do IUCN (órgão internacional que estuda as ameaças de extinção), essa é uma espécie considerada ameaçada de extinção, pertencendo à categoria “vulnerável”, com população geral em declínio.
Segundo o biólogo e administrador do parque, Fernando Magnani, informações recentes mostram que a espécie está restrita às matas litorâneas remanescentes das regiões Sudeste e Sul do Brasil. “Essa ave tem como características a plumagem verde, com testa e loros vermelhos, cabeça com lados azuis e garganta roxa, a qual originou seu nome popular”.
Magnani lembra que a beleza da ave foi homenageada nos anos 80, em ilustrações de selos. Segundo o biólogo, a ave nasceu em fevereiro, mas deixou o ninho somente no dia 13 de março.
Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada