Papagaios da espécie Amazona aestiva, conhecidos como loros ou papagaios verdadeiros, apareceram no jardim da Subprefeitura de Itaquera, na zona leste, para comer sementes de Santa Bárbara, árvore que frutifica no inverno. A visita das aves, que costumam surgir em bandos de até 30 pássaros, é comum e esperada durante o outono e o inverno.
Os papagaios são observados na cidade desde o início dos anos 90. Há registros da reprodução dessa espécie em diversos parques e espaços arborizados, como o Parque do Carmo, Parque Ibirapuera e a Cidade Universitária, e até em áreas residenciais. A bióloga da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Anelisa Magalhães, explica que a ocorrência original da espécie, no entanto, não inclui a cidade de São Paulo.
“Dizem que a espécie surgiu por aqui como resultado de escapes de cativeiro, ou também devido à supressão da vegetação original”, explica.
Os papagaios verdadeiros são bastante procurados como animais de estimação e, por isso, é mais comum vê-los em cativeiro do que soltos em áreas verdes de São Paulo.
Fonte: R7 (acessado em 06/07/10)