Para evitar nova gripe, suínos não participam de feira no RS

É a primeira vez que esses animais ficam fora da Expointer.
Criadores temem contaminação.

Começa no sábado (29), em Esteio (RS), mais uma edição da Expointer, uma feira de agronegócios. Pela primeira vez, os suínos não vão participar da feira. A medida foi adotada para preservar os quase 190 animais inscritos para participar do evento. Em contato com os visitantes, os suínos poderiam ser contaminados com o vírus da nova gripe.
A decisão foi tomada pela Associação dos Criadores do Rio Grande do Sul, Secretaria da Agricultura do Estado e Ministério da Agricultura. “A suinocultura não tem nada a ver. Não temos nenhum caso de suínos contaminados por esses vírus. Então, essa medida foi tomada justamente para a prevenção e a proteção dos animais. Com os animais expostos, poderíamos correr o risco de alguma pessoa contaminada com o vírus entrar em contato com os animais e contaminá-los”, explicou o presidente da entidade, Valdecir Folador.
Das cinco propriedades que pretendiam levar animais para exposição na feira, três são dos municípios gaúchos de Cruzeiro do Sul e Marques de Souza. Mais de 140 animais que estavam preparados há quase um ano para a Expointer não vão sair do local.
O acesso é restrito aos criadores. O criador Ilânio Jonher tinha inscrito 63 suínos. Essa é a primeira vez em mais de duas décadas que o produtor ficará fora da Expointer. Ele já conquistou vários troféus na feira. “O pior é que esse prejuízo vai se estender até o fim do ano. Nós temos em torno de dez a 30 animais vendidos a cada Expointer, mas encaminhamos outros negócios para centenas de animais que ocorrem esses meses até o final do ano”, reclamou.
A Expointer vai até 6 de setembro

Fonte: G1, acesso em 28/08/2009

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40