Paraguai conclui sacrifício de gado bovino para isolar foco de febre aftosa

Os serviços veterinários do Paraguai concluíram neste domingo (25/09) as tarefas de sacrifício de 820 cabeças de gado bovino para isolar um foco de febre aftosa e buscar a reabertura dos mercados internacionais a seus produtos de carnes.

As 819 cabeças de gado da fazenda Santa Helena, além de um bezerro nascido durante a realização dessas tarefas, foram abatidas e os corpos foram empilhados em três fossas com a ajuda de tratores antes de serem seladas com cal.

Esses trabalhos haviam começado na quinta-feira passada, após a confirmação que 13 cabeças de gado tinham contraído febre aftosa, o que provocou o sacrifício preventivo dos demais animais, como estabelecem os protocolos veterinários.

“Iniciamos agora uma etapa de pesquisa epidemiológica para determinar se outros animais estiveram em contato com o vírus”, detalhou à Agência Efe o presidente interino do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), Carlos Simón.

Além disso, está sendo mantido um bloqueio total de cinco quilômetros em torno do foco e a proibição da transferência de animais em todo o departamento de San Pedro.

A entidade agora elaborará o segundo relatório semanal sobre os procedimentos realizados para remetê-lo à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) e aos mercados internacionais.

“Uma vez que esteja contido o foco, já há condições de encaminhar os trâmites para solicitar a recuperação do status de país livre de febre aftosa com vacinação”, destacou o presidente interino do Senacsa.

O governo paraguaio anunciou na segunda-feira a suspensão temporária das exportações de produtos de carnes, primeira fonte de divisas da economia do país depois da soja. Segundo estatísticas da Associação Rural do Paraguai, a carne bovina do país chega a 64 países e gera em condições normais uma receita mensal de US$ 75 milhões.

Fonte: Correio do Estado (acessado em 26/09/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40