Pela primeira vez livro de Medicina Veterinária recebe Prêmio Jabuti

Em mais de 50 anos de realização da premiação, essa é a primeira vez que um livro da área de Medicina Veterinária recebe o Prêmio Jabuti. A 57ª. Edição do Prêmio Jabuti consagrou em segundo lugar na categoria Ciências da Saúde, a obra “Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos”, que tem como editores os médicos-veterinários Márcia Marques Jericó, Márcia Mery Kogika e João Pedro de Andrade Neto. A premiação aconteceu no dia 03 de dezembro no Auditório do Ibirapuera.

Lançado em abril na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o livro foi formatado tendo como modelo o Tratado de Medicina Interna Veterinária: Doenças do Cão e do Gato, de Stephen J. Ettinger e Edward C. Feldman. Entretanto, a obra dos médicos-veterinários brasileiros, além de preencher uma lacuna na literatura nacional sobre a área, traz como temas inéditos a responsabilidade profissional, a Medicina Veterinária Legal e a Neonatologia.

“O nosso diferencial foi tratar de temas nunca antes abordados nos tratados. E o primeiro capítulo tem muito a ver com o CRMV-SP, quando trata dos direitos e responsabilidades de nossa atuação. É um orgulho para todos os envolvidos na realização desse trabalho receber um dos maiores prêmios da literatura. Já ficamos felizes de termos sido indicados, sermos premiados foi algo inacreditável. Foram oito anos de trabalho que valeram à pena”, afirma Márcia Jericó, que desde moça acompanha o prêmio devido a sua paixão pela literatura.

Márcia Mery recebeu com surpresa a notícia da premiação junto com os colegas responsáveis pela obra, mais do que colegas, amigos de uma vida. Eles se conhecem desde a década de 1980 e iniciaram suas carreiras no Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo (USP). “Nunca imaginávamos que um dia estaríamos no meio de uma premiação como essa. Não era nosso objetivo quando editamos o livro. Nossa intenção sempre foi a de contribuir para a clínica de pequenos animais. Mas o prêmio não é apenas nosso, é de todos aqueles que colaboraram com esta obra. O parabéns é para todos que acreditaram e se envolveram nesta empreitada.”

E não foram poucos os envolvidos com a publicação do tratado. João Pedro lembra que o convite para colaborar com a obra foi feito a mais de 200 médicos veterinários. “A dificuldade foi grande porque o livro é bastante abrangente. Foi desgaste, mas compensou. Primeiro com a satisfação em ver os colegas interessados e aproveitando o livro em suas rotinas. O prêmio veio para reforçar esta satisfação. Ficamos especialmente contentes, porque até então o histórico da Medicina Veterinária era de não ter ganhado nenhum Prêmio Jabuti.”,/p>

Para Márcia Marques Jericó a premiação reflete o nível que a Medicina Veterinária de pequenos animais tem alcançado nos últimos anos. “Essa é uma conquista de todos nós, médicos veterinários.”

Prêmio – Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Além de valorizar escritores, destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Para premiar, um corpo de jurados altamente especializado faz a análise das obras. A contagem dos votos é feita em sessões abertas ao público e dividida em duas etapas. Na primeira sessão pública, são selecionadas as 10 melhores obras em cada uma das 27 categorias. A segunda sessão define os três primeiros lugares de cada categoria.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed