Cerca de 300 pinguins apareceram mortos, desde sexta-feira passada, em praias do litoral de São Paulo. Alguns sobreviveram e foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Selvagens, pois estão muito fracos e anêmicos. Também foram encontrados mortos tartarugas marinhas e um golfinho.
De acordo com Cláudia Nascimento, coordenadora do Centro de Triagem, os pinguins nadaram muito e não conseguiram se alimentar. Nessa época do ano, é comum que os pinguins migrem da Patagônia procurando águas mais quentes para se alimentar. Eles foram encontrados nas praias de Peruíbe, Praia Grande, Itanhaém, Guarujá e Ilha Comprida. Só em Peruíbe foram 125 animais mortos e em Praia Grande, 176.
Os pinguins que sobreviveram serão tratados pelos biólogos. Os pesquisadores vão encaminhar alguns animais para a Universidade de São Paulo, onde serão feitos estudos para identificar a causa do número elevado de mortes. Está sendo investigada também a possibilidade de os pinguins terem sido apanhados por uma corrente marítima muito fria.
Fonte: O Globo (acessado em 19/07/10)