Perspectivas e desafios da Zootecnia

Áreas de gestão de pessoas, comportamento animal e Zootecnia de Precisão concentram oportunidades de crescimento na profissão
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

Entre as promessas para o futuro do mercado de trabalho para os zootecnistas seguem em destaque as oportunidades na área de gestão de pessoas e processos com foco na sustentabilidade.

“Isso também em função do crescimento do mercado de produtos com valor agregado, ou seja, a necessidade de desenvolvimento de itens com especificações e qualidades diferenciadas, afirma a Profa. Dra. Ana Cláudia Ambiel, zootecnista integrante da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)

As observações de mercado levam a crer que a demanda dos consumidores já aumentou o interesse das empresas em investir em produtos com essa característica, movimento que deve se manter. Exemplos disso são itens para pessoas com restrições alimentares ou produtos que requerem padronização para atender necessidades de grandes redes de restaurantes.

Uma empresa pode precisar que os bifes comprados para um determinado prato tenham espessura e tamanho, entre outras características, sempre iguais. Assim, os processos em suas cozinhas seguirão padrões de preparo que funcionarão para todas as peças e, então, será possível garantir que o cliente receberá o produto sempre da mesma forma e sabor.

O atendimento a essa necessidade começa na produção e envolve diretamente a Zootecnia

(Ana Cláudia Ambiel)

Inovação

Ana Cláudia aponta também a Zootecnia de Precisão, que é uma ciência nova, mas que representa um caminho sem volta. Trata-se de um recurso crucial para que os profissionais alcancem gestões mais eficientes e de importante contribuição para a prevenção de danos nos rebanhos. Já no setor pet, há uma perspectiva de crescimento da Zootecnia na área de comportamento animal.

Isso porque, depois da aproximação observada, nos últimos anos, entre seres humanos e animais de estimação, surge a consciência da necessidade de uma convivência equilibrada. “Essa questão está relacionada ao fato de que a condição de animal dos pets passa, aos poucos, a ser entendida pelas famílias como saúde e bem-estar”, ressalta a professora.

Desafios

A Zootecnia, como toda profissão, também enfrenta desafios e alcançar o reconhecimento da profissão institucionalmente é um deles. “Estamos maduros no mercado. Agora, precisamos quebrar paradigmas e fortalecer o conceito de soma de competências multidisciplinares”, enfatiza o Prof. Dr. Celso da Costa Carrer, docente na FZEA-USP e membro da Comissão Técnica de Políticas Públicas, do CRMV-SP

De acordo com Ana Cláudia, a lista de entraves a serem superados também inclui o desenvolvimento de uma visão mais estratégica nas universidades. “O ensino da Zootecnia precisa ser repensado para atender o dinamismo do mercado.”