Pesquisa estima DEPs via marcadores no nelore

Os resultados de uma pesquisa inédita no Brasil realizada pelo Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (Gmab-Fzfa/USP) em cooperação com uma indústria do setor prometem inaugurar uma nova era nos processos de seleção genética da raça nelore.

As novas pesquisas, com foco na integração da genética molecular à genética quantitativa, reúnem estimação das primeiras Diferenças Esperadas de Progênie (DEP) assistidas por marcadores moleculares, com uso validado em bovinos de corte da raça nelore no Brasil.

Segundo o Prof. Dr. José Bento Sterman Ferraz, do Gmab-Fzea/USP, os resultados preliminares desse estudo são muito promissores quanto às correlações genéticas entre as DEP e os VGM encontradas, indicando ganhos significativos nas acurácias das estimativas das DEPs.

“Estudos demonstram que os ganhos advindos da integração entre dados moleculares e quantitativos permitirão que bezerros machos recém-nascidos, quando submetidos à seleção com DEP assistidas por marcadores, alcancem acurácias semelhantes a touros com cinco a sete progênies, antecipando, no mínimo, três a quatro anos antes de terem informação relativa a desempenho produtivo de seus filhos”, afirma o professor.

“Em outras palavras, os benefícios vão desde maior segurança na tomada de decisões de seleção, antecipação expressiva no processo de seleção de touros jovens de alto valor genético, até diminuição do intervalo de gerações, aceleração do progresso genético anual gerando aceleração da produtividade e ainda, potencial redução de custos com provas de progênie”, afirma o gerente de marketing de grandes animais da indústria que participa da iniiativa, Henry Berger.

O estudo analisou uma população de mais de oito mil animais genotipados para mais de 300 marcadores moleculares ligados a genes específicos. Eles foram escolhidos a partir de análises iniciais que utilizaram as mais modernas tecnologias de genotipagem baseadas em chips de alta densidade.

Além disso, uma amostra de cerca de 3.400 animais da raça nelore, provenientes de seis rebanhos distintos, foram analisados para definição dos efeitos de cada marcador sobre 14 características de grande interesse econômico para a pecuária brasileira.

“Esse processo envolveu a utilização das mais atualizadas metodologias de análise estatística em curso no mundo, demonstrando o interesse do grupo em aplicar o que há de mais inovador na área. Como resultados dessas análises foram gerados os valores genéticos moleculares (VGM) desses animais, que são a somatória dos efeitos de cada marcador para as características em questão”, afirma José Bento.

Na sequência do processo, foram conduzidas análises de estimação de DEP utilizando modelos animais completos para todas essas características, considerando-se um conjunto de dados composto por mais de 520 mil animais na matriz de parentesco e cerca de 445,4 mil animais com registros de produção de uma agropecuária.

As DEPs, da maneira como são estimadas e divulgadas, estão sendo geradas para as características ligadas ao índice de seleção da agropecuária (peso à desmama, ganho de peso pós-desmama, perímetro escrotal e escore de musculosidade), em análise conjunta com os VGMs. O impacto dessa avaliação conjunta DEP+VGM na acurácia das estimativas foi avaliado nesse conjunto de dados, num complexo e moderno processo computacional.

Fonte: Portal DBO (acessado em 19/04/2011)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40