Pesquisa investiga resistência ao carrapato em bovinos

Embrapa, Conexão Delta G e GeneSys planejam identificar até 2012 os genes associados à resistência do carrapato em bovinos das raças hereford e braford. O projeto teve a primeira etapa encerrada em junho deste ano. Entre as atividades, foram realizadas a contagem de carrapatos em amostra de 2,4 mil exemplares de propriedades ligadas à Delta G e a coleta de amostras de sangue para identificar quais são mais ou menos suscetíveis ao parasita.

“Queremos entender a diferença no DNA dos animais e esperamos os primeiros resultados para o ano que vem”, salientou o pesquisador de genética animal da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, na divulgação do estudo ontem na Capital.

De acordo com o proprietário da Estância Guatambu e presidente da Conexão Delta G, Valter Pötter, os gastos com o combate ao parasita e a tristeza parasitária bovina transmitida pelo carrapato são os principais problemas dos produtores na criação de bovinos. “Temos uma população muito grande de carrapatos e os produtos químicos estão falhando.” Dados indicam que os prejuízos causados pelo parasita somam dois bilhões de dólares anuais no Brasil.

Na próxima etapa, realizada por serviço de genotipagem dos Estados Unidos, serão avaliadas as diferenças de DNA a partir de amostras de sangue dos animais.

Fonte: Agronotícias (acessado em 25/08/10)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40