O Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL) produziu, em seu laboratório de reprodução animal, os primeiros embriões clonados a partir de células de uma vaca da raça gir de alto valor genético.
O experimento foi realizado a partir de células da orelha de um animal recém-falecido. “É nossa rotina produzir embriões por meio de fecundação in vitro e de transferência de embriões. Mas foi a primeira vez que realizamos a clonagem integralmente no laboratório”, afirmou o pesquisador da Embrapa Cerrados Carlos Frederico Martins.
Um dos principais objetivos da clonagem de bovinos está relacionado ao melhoramento genético do rebanho. “A clonagem comercial tem sido utilizada para criar cópias de animais com elevado valor genético, tais como vacas com alta produção de leite ou touros com qualidade de carne superior”, explicou o estudioso.
De acordo com ele, a tecnologia também pode ser utilizada para produzir animais transgênicos, que podem apresentar no leite proteínas para utilização humana, tais como fatores de coagulação sanguínea e insulina.
Fonte: Globo Rural (acessado em 16/11/2011)