Pesquisas em biotecnologia preservam animais do cerrado

A preservação de mamíferos nativos do cerrado, muitos em risco de extinção, em breve contará com o auxílio da biotecnologia. A Embrapa Cerrados, em Planaltina/DF, pretende utilizar técnicas de inseminação artificial, fertilizações in vitro e clonagem de animais mortos para ampliar a população dessas espécies.
Essas são ações do projeto de pesquisa, iniciado em agosto, com estudo das células germinativas de alguns animais. “A ideia é conhecer os animais da região, pois não foi feita pesquisa nesse sentido”, explica o pesquisador da Embrapa Cerrados, Carlos Frederico Martins, que atua no setor de reprodução e conservação animal.
No começo de julho, foram recolhidas células da pele de lobo-guará, cachorro-do- mato e veado catingueiro, que morreram no Zoológico de Brasília. A partir delas, foram isoladas células somáticas para estudos moleculares e, posteriormente, para a multiplicação por transferência nuclear, conhecida como clonagem.
Outra técnica que também pode ser realizada é a inseminação artificial a partir de espermatozóides de animais mortos. A experiência foi validada em pesquisa da própria Embrapa Cerrados, com o nascimento do primeiro bezerro proveniente de inseminação artificial com espermatozóides recuperados, no ano passado.

Fonte: MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 01/09/2009

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40