De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, cães e gatos ajudam seus donos a enfrentarem pressões pessoais provocadas pela crise econômica. A agência Catalyst Direct enviou a pesquisa para 400 norte-americanos e a maioria afirmou que o apoio emocional e a atitude de não julgamento de seus animais de estimação ajudam muito a sobreviver nesse período de mudanças e turbulências.
Muitos donos de cachorros e gatos estão estressados, resultado da incerteza proporcionada pela economia. Segundo o site UPI.com, que publicou a pesquisa, 73% dos entrevistados dizem que estão mais preocupados com as finanças. A situação acaba estimulando a ansiedade: 64% se dizem mais ansiosos. 59% estão menos confiantes e 32% dizem que a situação afetou seu senso de identidade.
Por outro lado, apesar de toda preocupação, proprietários de bichinhos de estimação declararam que seus animais têm ajudado a superar a situação de várias maneiras. 89% dizem que seus pets auxiliaram a lidar com o estresse, 83% reconhecem o valor da presença de seu bichinho nesse momento de incerteza e 86% valorizam ainda mais seus animais apesar dos problemas financeiros e insegurança no trabalho.
Fonte: PetMag (acessado em 04/02/10)