PETSA 2016: Consultor ensina como manter o lucro dos negócios em tempos de crise econômica

Gerir um negócio não é tarefa fácil, e em tempos de crise, o desafio é ainda maior. Para o consultor de finanças do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), José Carlos Carvalho de Souza Filho, manter a empresa sólida exige confiança e investimento na qualificação dos processos de gestão. “O empresário deve despertar para a necessidade de maiores controles internos. São eles que irão refletir positivamente no caixa e eliminar perdas e desperdícios”, disse.

Crise econômica é o momento para buscar novas oportunidades, melhorar resultados e maximizar os lucros. Para isso, vale investir em produtos de qualidade que tragam um bom giro e retorno para os negócios. “O lucro vem das boas práticas na administração da empresa”, explicou Filho durante sua palestra na noite desta quarta-feira, dia 31, na Arena do Conhecimento.

A regra de ouro é nunca misturar as despesas pessoais com as despesas da empresa. Mesmo com dificuldades, o empreendedor veterinário deve buscar entendimento sobre números, pois apenas vocação não é suficiente para manter uma empresa de pé. “Somente por meio de acompanhamento diário é possível analisar a qualidade dos gastos da empresa e eliminar tudo o que não é necessário”, disse.

Em épocas de recessão, os investimentos devem ser analisados com cautela. Contudo, mesmo diante de um cenário adverso é possível investir recursos em iniciativas que trarão resultados no futuro. Para não errar na hora de definir os objetivos das aquisições, é preciso assegurar a manutenção da estrutura do negócio e, depois disso, seguir o processo de expansão. “Deve-se estudar a expectativa do mercado e o crescimento no faturamento, sempre com antecedência e planejamento”, frisou.

Ao tirar os planos do papel e abrir o próprio negócio é importante fazer pesquisas sobre o mercado de atuação, procurar livros, referências e fazer uma consulta no Sebrae-SP. “Quando a empresa estiver a todo vapor, é primordial se lembrar que o controle financeiro deve ser feito sempre e não somente em épocas de estagnação”, finalizou.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40