PETSA 2016: Médico-veterinário ensina formas para planejar carreira executiva

O médico-veterinário tem excelente formação técnica em sua área, porém, a maioria dos cursos de graduação não prepara o profissional para ser um empreendedor. Ao ingressar no mercado de trabalho, muitos se deparam com dificuldades para planejar uma carreira executiva porque não compreendem a rotina financeira de um negócio. “Em algum momento eles terão que buscar estes conhecimentos”, disse o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Gioso, durante encontro na Arena do Conhecimento da Pet South América 2016.

Ao se formar, o médico-veterinário encontra pela frente uma gama de possibilidades para atuação, seja ao montar a própria clínica ou administrar os trabalhos de uma fazenda. Para não errar na direção, Gioso diz que o primeiro passo é definir qual área o estudante mais se identifica. “O plano A é o afetivo. Ele precisa descobrir o que mais gosta de fazer e, a partir deste momento, estudar bastante e se aperfeiçoar para ver se ele sabe atuar bem naquele segmento. Outro ponto importante é analisar se a área escolhida lhe trará rendimentos e patrimônios suficientes para manter uma vida digna”, explicou.

Conversar com profissionais que atuam no campo desejado é importante para abrir os horizontes, aconselha o professor. “Dialogue com pelos menos dez pessoas. Assim não correrá o risco de ser acometido somente por profissionais frustrados. Manter o entusiasmo, energia e motivação no trabalho são quesitos fundamentais”, alertou.

Questionado sobre a busca pela felicidade no ambiente corporativo, Gioso foi categórico. “Existem profissionais cuja alegria não está exatamente atrelada aos ganhos financeiros. Alguns veterinários não aceitam a opinião destes colegas e acham impossível alguém ser feliz ganhando pouco. Tudo é uma questão de ponto de vista. As pessoas precisam aceitar os valores e princípios alheios. A felicidade não está nas posses, mas sim naquilo que se valoriza”.

Muitos profissionais, no auge de suas carreiras, cogitam a possibilidade de um replanejamento na carreira. Alguns buscam a mudança de área, outros até mesmo de profissão. A dica do especialista é ter cautela e contar com a ajuda de um coaching. “Não abandone seu ofício de uma vez e não tome decisões precipitadas sozinho. As escolhas devem ser tomadas baseadas em estudos individuais, por meio de diálogos. Com calma e paciência é possível reestruturar a carreira”, ensina.

Após a palestra, o professor conversou com estudantes sobre gestão de carreira no Mini Auditório do CRMV-SP. Gioso é especialista em Marketing pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e também atua como consultor nas áreas de Marketing, Gestão, Coaching e Empreendedorismo.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40