É preciso um cuidado redobrado durante o verão, pois nessa época aumentam as picadas de animais peçonhentos. Segundo o IVB – Instituto Vital Brazil registros de picadas de cobras, escorpiões e aranhas são os mais comuns.
As picadas aumentam porque os filhotes de cobras costumam nascer no período de calor e umidade. Cada animal pode criar até 50 filhotes. Apesar de não levarem a óbito, os ataques desses filhotes podem causar problemas graves. Na última semana de janeiro o IVB recebeu 96 cobras enviadas pelo Ibama de Minas Gerais.
O IVB recomenda lavar o local da picada apenas com água e sabão, e levar a pessoa ferida para um centro médico no máximo até quatro horas depois do ataque. As picadas causam sintomas como dor, edema, possível hemorragia, necrose do tecido, paralisia facial (ao redor dos olhos) e parada respiratória. No caso das aranhas, os efeitos são ainda mais graves, causando febre, dor de cabeça, vômitos e dor muscular, podendo levar ao coma.
O IVB disponibiliza uma lista dos pólos de atendimento que aplicam soro no caso de acidentes. Ela pode ser acessada pelo site www.ivb.rj.gov.br
Fonte: EPTV (acessado em 08/02/2010)