Pinguins e baleia aparecem mortos na Ilha Comprida

A mortandade de pingüins nas praias do litoral de São Paulo também chegou à Ilha Comprida, onde a Divisão Municipal de Ecologia e Pesca contabilizou doze pinguins e uma baleia de cerca de sete metros encontrados mortos nas praias. Em todo o Estado, a mortandade chega a mais de 500 pinguins.

O biólogo marinho Mauricio Santiago, da Divisão de Ecologia e Pesca da Prefeitura da Ilha Comprida, afirmou que também foi encontrado um pinguim vivo nadando na praia. Todos foram filmados e fotografados.

Especialistas dos centros de reabilitação de animais silvestres realizam necropsia para determinar a causa das mortes dos pinguins. Estudos preliminares sugerem que eles podem ter morrido de fome, já que seus estômagos estavam vazios. Há ainda a suspeita de que o fenômeno La Niña (resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico equatorial) tenha influenciado no esgotamento físico dos animais.

O aparecimento de pinguins nas praias do litoral de São Paulo é um fenômeno normal neste período. Normalmente, eles são apenas arrastados pelo mar e chegam vivos à costa. Santiago orienta as pessoas que encontrarem animais marinhos nas praias da região a entrarem em contato com a Polícia Ambiental, pelo telefone (13) 3841 2410, ou com o Ibama, pelo telefone (13) 3841 2692.

Fonte: Diário de Iguape (acessado em 23/07/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40