A mortandade de pingüins nas praias do litoral de São Paulo também chegou à Ilha Comprida, onde a Divisão Municipal de Ecologia e Pesca contabilizou doze pinguins e uma baleia de cerca de sete metros encontrados mortos nas praias. Em todo o Estado, a mortandade chega a mais de 500 pinguins.
O biólogo marinho Mauricio Santiago, da Divisão de Ecologia e Pesca da Prefeitura da Ilha Comprida, afirmou que também foi encontrado um pinguim vivo nadando na praia. Todos foram filmados e fotografados.
Especialistas dos centros de reabilitação de animais silvestres realizam necropsia para determinar a causa das mortes dos pinguins. Estudos preliminares sugerem que eles podem ter morrido de fome, já que seus estômagos estavam vazios. Há ainda a suspeita de que o fenômeno La Niña (resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico equatorial) tenha influenciado no esgotamento físico dos animais.
O aparecimento de pinguins nas praias do litoral de São Paulo é um fenômeno normal neste período. Normalmente, eles são apenas arrastados pelo mar e chegam vivos à costa. Santiago orienta as pessoas que encontrarem animais marinhos nas praias da região a entrarem em contato com a Polícia Ambiental, pelo telefone (13) 3841 2410, ou com o Ibama, pelo telefone (13) 3841 2692.
Fonte: Diário de Iguape (acessado em 23/07/10)