Plataforma de Gestão Agropecuária entra em operação nos próximos meses

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Agricultura e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entra em operação nos próximos meses a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), um banco de dados nacional informatizado, criado para armazenar informações sobre os estabelecimentos rurais e produtos agrícolas do País.

Em um primeiro momento, a plataforma vai receber informações do segmento de produção animal (bovinos, suínos e aves), mas gradativamente receberá também dados sobre outros produtos, como vegetais, afirma o diretor de Programas do Ministério da Agricultura, Ênio Marques.

Segundo ele, a plataforma terá dados do Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) – que garante a rastreabilidade dos animais -, da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) e do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (Sigsif).

Segundo Marques, estabelecimentos rurais e frigoríficos terão “contas” que permitirão o acesso ao sistema para alimentar o banco de dados. Inicialmente, a ferramenta será implantada nos Estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Tocantins e Rondônia. Desses, só os dois últimos não têm autorização para exportar carne para a União Européia.

“O próprio produtor vai alimentar o banco de dados do Sisbov e entrar em contato com a CNA, que dará a assistência no processo de certificação”, explicou o diretor.

O ministério, que vai gerenciar a PGA, informa que a ferramenta funcionará de forma plena quando todos os Estados, que gerenciam as informações sobre o trânsito dos animais, estiverem interligados e todos os dados da cadeia forem repassados. Segundo a pasta, a plataforma permitirá que os produtores controlem toda a movimentação dos produtos e animais e que os órgãos de fiscalização verifiquem a autenticidade de documentos apresentados por produtores e estabelecimentos no processo produtivo.

A unificação das informações na PGA, que demandou investimentos de R$ 12 milhões, dará mais transparência e eficiência aos processos agropecuários, segundo o ministério. Além disso, a plataforma permitirá a harmonização das regras brasileiras com as especificações internacionais no mercado agropecuário.

Fonte: Avicultura Industrial (acessado em 23/11/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40