Polícia descarta envenenamento em morte de emas no Zoo Safári de SP

A Polícia Civil descarta a intervenção humana na morte de 11 emas do Zoo Safári, na Zona Sul de São Paulo, ocorrida na madrugada do dia 18. A investigação comprovou que cães vira-latas mataram as aves.

Segundo o delegado que investiga o caso, outros animais que dividiam o recinto onde viviam as emas sobreviveram, o que faz com que a hipótese de envenenamento caia por terra. “Pavões subiram em seus poleiros e não foram afetados. Se tivesse veneno, esses animais também sofreriam”, disse nesta terça-feira (28) Sebastião Celso dos Santos, da 2ª Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente.

Os cachorros entraram no zoo por baixo de um portão e se arrastaram para invadir o recinto onde estavam as emas, acrescentou o policial. A Fundação Parque Zoológico, responsável pelo Zoo Safári, reforçou a segurança no local após as mortes.

Ataque

O ataque foi percebido quando funcionários que faziam a ronda noturna na área viram as emas já feridas no recinto onde elas ficavam. Esses mesmos funcionários viram no local três cachorros. Um dos animais chegou a partir para cima de um dos homens, que conseguiu escapar.

Apenas uma das 12 emas que viviam na área sobreviveu ao ataque. Nove morreram e duas foram sacrificadas devido à gravidade de seus ferimentos. As aves passaram por necropsia na própria fundação, que confirmou que a morte foi causada por ferimentos gerados por mordidas de cães. Dos três cachorros, um foi capturado e outros dois são procurados.

Fonte: G1 (acessado em 28/09/10)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40