Polícia Rodoviária apreende centenas de pássaros silvestres em bagageiro de ônibus

Apreensão foi realizada na quinta-feira (30) na Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí (SP). Motorista do ônibus foi detido por tráfico de animais

A Polícia Militar Rodoviária encontrou, na manhã da última quinta-feira (30), cerca de 500 pássaros silvestres no bagageiro de um ônibus na Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí (SP). Entre as aves haviam curiós e papagaios.

O veículo foi interceptado na rodovia depois que a Polícia Rodoviária recebeu uma denúncia anônima.

O ônibus saiu do estado do Maranhão e seguia para a Capital, ou seja, pode ter percorrido aproximadamente 3 mil quilômetros para fazer este percurso.

Pelas condições de transporte e o tempo gasto no caminho – de cerca de dois a três dias -, as aves foram encontradas em más condições de saúde. Segundo a Polícia Rodoviária, alguns pássaros, inclusive, já estavam mortos.

O motorista do ônibus foi detido e levado à delegacia de Jundiaí e foi verificado que ele já tinha passagem pela polícia por tráfico de animais.

O ônibus estava com a documentação irregular e, de acordo com a Polícia Rodoviária, também foi apreendido.

As aves que sobreviveram a viagem serão soltas na propriedade da ONG Mata Ciliar, que irá tratar dos pássaros antes de libertá-los.

Texto: Portal G1.

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik