Pombos são prejudiciais à saúde humana

Aparentemente, eles são bonitinhos, mas o que muitos não sabem é que a proliferação dos pombos pode fazer mal à saúde humana. As aves são agentes transmissores de muitas doenças pulmonares e dermatológicas. A mais grave delas é a criptococose, que pode matar em caso de diagnóstico tardio.

“Essa é uma doença causada pela inalação de esporos presentes nas fezes secas depositadas por esses animais. Elas contém uma bactéria que atinge os pulmões e é muita perigosa para quem tem imunidade baixa”, informa o gerente da vigilância em saúde de Criciúma (SC), Paulo Hansen.

Ele diz que a população deve ser esclarecida sobre os riscos de alimentar essas aves. “Quanto mais comida for dada a eles, maior vai ser a população desses animais. O ideal é ignorá-los, pois aos poucos eles vão migrando para outros lugares e, como são animais em sua maioria doentes, acabam morrendo se não alimentados. Isso diminui o risco para a comunidade”, afirma.

Fonte: Portal Click A Tribuna (acessado em 12/07/10)

Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA