Preços ao produtor têm alta de 1,44% na segunda quadrissemana de dezembro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (ou seja, os preços pagos ao produtor) registrou alta de 1,44% na segunda quadrissemana de dezembro, conforme análise do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O índice, que mensura os produtos de origem vegetal, encerrou com elevação de 0,79%, enquanto o de origem animal fechou em alta de 3,03%.

Os produtos que registraram as maiores altas no período foram carne de frango (11,16%), milho (9,38%), carne suína (6,03%), café (5,20%) e ovos (5,07%).

“Mesmo com o aumento da produção de carne de frango no comparativo com 2009, o reajuste no volume exportado reduz a oferta do produto no mercado interno em um momento que se apresenta um aumento de sua demanda enquanto bem substituto às outras carnes (bovina e suína), devido ao seu preço mais concorrente. Paralelamente à subida no valor dos principais itens que compõem os custos de produção da avicultura de corte (milho, por exemplo), esses são os eventos que forçam o repasse para cima no preço da carne de frango”, explicam os pesquisadores.

Já o preço do milho, segundo Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Sidnei Gonçalves, vem aumentando em decorrência de pressões do mercado internacional face aos baixos estoques de passagens mundiais. “Além disso, a perspectiva de que a oferta somente esteja normalizada no final do primeiro trimestre de 2011 leva à formação de expectativas altistas, precificando a possibilidade de maior escassez.”

O aumento dos preços recebidos pelo produtor de carne suína ainda reflete o deslocamento da demanda da carne bovina na procura por produtos substitutos. O alargamento das escalas de abate dos frigoríficos de carne bovina na semana passada tem refletido na redução dos preços e no aumento da demanda dessa carne no varejo. Isso tem arrefecido o efeito substituição em prol da carne suína, diminuindo as cotações a serem analisadas na próxima quadrissemana.

Veja o estudo completo e saiba sobre os produtos que apresentaram maiores quedas no site do IEA.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (acessado em 22/12/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40