O prefeito Vitor Lippi (PSDB) sancionou na manhã desta terça-feira a lei que proíbe a realização de rodeios em Sorocaba. A proposta foi apresentada na Câmara pelo vereador Irineu Toledo (PRB).
O parlamentar disse que não se pode aceitar a tortura institucionalizada de animais com base na supremacia do poder econômico ou nos costumes desvirtuados. “A exploração econômica da dor, sobre o lombo de animais fustigados, não pode ser concebida como esporte ou cultura. Constitui sim, crueldade”, afirma Irineu.
Além do vereador participaram do encontro o vice-prefeito José Ailton Ribeiro e militantes pelos direitos dos animais. O ex-vereador Gabriel Bitencourt (PCdoB) levou um espora de argila que foi quebrada simbolicamente para marcar o momento da assinatura da nova lei.
Para o ex-vereador, a cidade serve de exemplo a todos que lutam em defesa dos direitos dos animais. A lei será publicada nesta quarta no jornal “Município de Sorocaba”.
‘Não haverá dano econômico’, diz Irineu
Para Irineu, é falacioso o argumento de que a proibição de rodeios acarretaria danos econômicos já que geram emprego e renda.
“As festas de rodeio envolvem diversas atividades, tais como shows, feiras e parques de diversões”, disse.
“Já está comprovado que a maioria dos que vão a esses eventos estão lá por conta de toda essa agitação e não com o cunho de assistirem às provas envolvendo os animais”, afirma.
Fonte: Jornal Bom Dia Sorocaba (acessado em 23/12/09)