Prefeitura de Mairiporã confirma morte de 22 macacos por febre amarela

Ao todo, 90 animais foram encontrados mortos. 50 exames ainda estão em andamento no Instituto Adolfo Lutz para investigar a causa. 75% dos moradores da cidade foram vacinados

A Prefeitura de Mairiporã confirmou a morte de 22 macacos por febre amarela silvestre. Ao todo, 90 animais foram encontrados mortos. 50 exames ainda estão em andamento no Instituto Adolfo Lutz para investigar a causa.

Mairiporã é o município com maior concentração de Mata Atlântica da Grande São Paulo. E com uma grande quantidade de macacos.

A cidade tem 95 mil habitantes. Até agora, 70 mil foram vacinados contra a febre amarela, ou seja, 75% da população.

Na capital, o primeiro macaco encontrado morto foi em outubro, no Horto Florestal, na Zona Norte. Ele estava com o vírus da febre amarela silvestre.

Depois disso, dois macacos morreram da doença no Parque Anhanguera e um, no Parque Ecológico do Tietê. Por precaução, foram fechados 15 parques e a Prefeitura começou a vacinar os moradores de bairros vizinhos.

Os macacos não transmitem o vírus da febre amarela, são apenas hospedeiros, como os humanos. A transmissão da doença é feita pela picada do mosquito contaminado.

Grande SP

A Prefeitura de Guarulhos investiga a morte de um macaco encontrado em um pesqueiro na estrada dos veigas, no bairro do marmelo. Um veterinário do centro de controle de zoonoses fez a necropsia e colheu material, que foi enviado ao instituto adolfo lutz, na capital. O resultado do exame deve ser divulgado na próxima semana.

Texto: Portal G1.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40