Premiados pelo CRMV-SP compartilham histórias de persistência

Insistentes e pioneiros em suas áreas de atuação, eles falam da satisfação de trabalhar pelo engrandecimento da Medicina Veterinária
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

De um sonho de criança à paixão por desvendar o desconhecido, os premiados do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) deste ano têm em suas trajetórias algumas semelhanças que vão além da graduação em Medicina Veterinária. Uma das principais é a persistência.

Foi insistindo no que muitos desacreditavam que a Profa. Dra. Cristiane Schilbach Pizzutto, o Prof. Dr. José Cezar Panetta e médico-veterinário João Pedro de Andrade Neto se tornaram grandes referências em seus campos de atuação. Após indicações recebidas por votação aberta, eles serão premiados pelo CRMV-SP, respectivamente, nas áreas de Comportamento Animal, Inspeção e Tecnologia de Alimentos e Clínica Médica Veterinária.

A solenidade de premiação acontecerá no Dia do Médico-veterinário (09/09), durante as comemorações à data e aos 50 anos do CRMV-SP.

Honrando o patrono

Ao saber que receberia o Prêmio “Dr. Paschoal Mucciolo” (Inspeção e Tecnologia de Alimentos), Panetta falou da imensa alegria. “O prêmio leva o nome do meu tio, que foi uma grande inspiração na minha vida e um dos pioneiros na área de Inspeção de Alimentos”.

 

Legenda: João Pedro de A. Neto, José Cezar Panetta e Cristiane S. Pizzutto

“Hoje, é trivial ir ao açougue e comprar uma carne de qualidade. Mas para chegarmos a esse resultado, foram longos anos de trabalho, iniciados por pioneiros como o meu tio e continuado com afinco por profissionais que vieram depois, como eu”, afirma, destacando que sua meta na docência é contribuir para a qualificação de médicos-veterinários nessa área tão fundamental para a sociedade”, enfatiza Panetta.

Em nome do gorila

A Profa. Dra. Cristiane Schilbach Pizzutto lembra que tinha sete anos quando, em visita ao Zoológico de São Paulo, disse ao pai que seria médica-veterinária para oferecer melhorias à vida do gorila Virgulino. Ela receberá o prêmio “Hannelore Fuchs” (Comportamento Animal), criado, este ano, pelo CRMV-SP.

A carreira começou com o foco na missão da infância e quando estava no terceiro ano da graduação, conseguiu, finalmente, iniciar sua trajetória na instituição. Depois de estágios nos Estados Unidos, no Centro de Primatologia e no zoológico de Omaha voltou e apresentou um projeto pioneiro para o gorila, reconhecido internacionalmente: significativa reformulação do recinto do animal, com enriquecimento ambiental, cujos resultados positivos foram visíveis.

Instigado pelo desconhecido

Nos anos 1980, o que se sabia sobre a Neurologia Veterinária no Brasil era muito superficial. O mistério nessa área da Clínica Médica Veterinária foi justamente o que fez o médico-veterinário João Pedro de Andrade Neto dedicar sua carreira à descoberta de doenças neurológicas em pequenos animais. Ele receberá o Prêmio “Max Ferreira Migliano” (Clínica Médica Veterinária).

“Muita gente fugia dos assuntos relacionados à neurologia, porque era difícil e não tínhamos muito no que nos embasar. Eu fui instigado por isso e vi que era necessário para a Medicina Veterinária”, afirma o médico-veterinário, que dedicou sua pesquisa de mestrado ao estudo da eletroencefalografia em cães. “Eu me apaixonei pela área e tinha que contribuir para o seu avanço”.

 

LEIA TAMBÉM

Áreas emergentes na Medicina Veterinária são tema da 3ª Semana do Médico-Veterinário

Relacionadas

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Gato de vida livre, em uma calçada
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40