Instituído pela Resolução CRMV-SP no 1.922, de 12 de agosto de 2010, o prêmio que homenageia profissionais da área de Animais Selvagens tem como patrono o médico-veterinário Faiçal Simon, formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e que atuou como clínico de animais silvestres e em serviços laboratoriais e de anatomia patológica de diversas espécies.
A partir de 1973, Simon passou a atuar na organização do laboratório para patologia, análises clínicas, toxicológicas, microbiológicas, hidrobiológicas, histopatológicas e de preparações para museologia da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). Também no zoológico realizou atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres em cativeiro, além de pesquisa de campo das doenças de animais silvestres do Pantanal de Mato Grosso. Dedicou-se à reprodução de animais silvestres brasileiros em cativeiros (saguis, saracuras, iguana, paca e gato mourisco).
Podem concorrer ao prêmio, médicos-veterinários e zootecnistas inscritos no Sistema CFMV/CRMVs.
Confira os agraciados com o prêmio:

2018 – José Maurício Barbanti Duarte, médico-veterinário formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Jaboticabal, com especialização em Primatologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Genética e Melhoramento Animal e doutor em Genética, ambos também pela Unesp, foi presidente e diretor científico da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens. É líder do Grupo de Pesquisa em Biologia e Conservação de Cervídeos Brasileiros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador do Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (NUPECCE) da Unesp, e coordenador do Programa de Conservação em Cativeiro do Cervo-do-pantanal, que recebeu, em 2017, o Prêmio Nacional da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.

2023 – Fernanda Battistella Passos Nunes, médica-veterinária, mestre em Ciências e doutoranda pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Professora universitária do Grupo Unieduk e Unimax Indaiatuba, é responsável técnica em empreendimentos de manejo de animais silvestres in situ e ex situ, com especialidade no manejo de capivaras em áreas de risco de transmissão de febre maculosa, além de integrante do Instituto Reprocon e da Comissão de Médicos-veterinários de Animais Selvagens do CRMV-SP.