Instituído pela Resolução CRMV-SP no 1.922, de 12 de agosto de 2010, o prêmio que homenageia os profissionais da área de Inspeção e Tecnologia de Alimentos tem como patrono o médico-veterinário Paschoal Mucciolo, catedrático na cadeira de Inspeção Alimentar, por concurso realizado em 1942, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).
Mucciolo se formou na então Escola de Medicina Veterinária em 1934. Seu primeiro trabalho na profissão foi no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como inspetor de matadouro. Como docente, em 1950, foi para os Estados Unidos, sendo o primeiro médico-veterinário bolsista da Fundação Rockefeller.
Em Chicago, estagiou no American Meat Institute. Em 1957, viajou por vários países da Europa, visitando matadouros e usinas de leite para, na volta, construir, em Pirassununga, o matadouro escola e a usina de leite. Mesmo após aposentadoria na FMVZ-USP, lecionou na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Botucatu. É também patrono da Academia Paulista de Medicina Veterinária.
Podem concorrer ao prêmio apenas médicos-veterinários inscritos no Sistema CFMV/CRMVs.
Confira os agraciados com o prêmio:

2016 – José Christovam dos Santos, médico-veterinário formado pela Escola Nacional da Universidade Rural do Rio de Janeiro, em 1949. Reconhecido pelos cinquenta anos de vida profissional, dedicados à elevação dos padrões de inspeção e qualidade higiênico-sanitária das carnes, Christovam atuou em diversos projetos que culminaram em um melhor posicionamento do Brasil no comércio internacional. Também foi conselheiro suplente da primeira gestão do CRMV-SP.

2019 – José Cezar Panetta, médico-veterinário graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), onde se aposentou como professor titular. Possui mestrado voltado ao estudo da tuberculose bovina e doutorado focado na tecnologia para abate de frangos, ambos na USP. Soma experiências como fiscal no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e como presidente do CRMV-SP, durante triênio 1978-1984. Atualmente é professor titular da Universidade de Santo Amaro e editor da Revista Higiene Alimentar.