No último sábado, 31/08, a Presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRMV-SP, Dra. Fernanda Beda esteve presente no Primeiro Seminário para Elaboração da Política de Controle Ético da População de Cães e Gatos no auditório da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná, município de Cornélio Procópio. O evento fez parte de uma série de atividades planejadas pela Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná (SEMA) e que inclui a criação da Rede Estadual de Direitos Animais, a ser oficializada pelo Governador Beto Richa no dia 04 de outubro de 2.013. Para a realização do evento a SEMA contou com o apoio do CRMV-PR e da Prefeitura e Câmara Municipal de Cornélio Procópio por meio do vereador e delegado do CRMV-PR Dr. Rafael Haddad.
A abertura do evento foi realizada pelo Secretário Luiz Eduardo Cheida da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. Em sua apresentação o secretário comentou sobre a proposta para a realização deste primeiro seminário que será realizado também em cidades paranaenses e sobre a criação da Rede Estadual de Direitos Animais. No Estado do Paraná os programa de controle populacional dos animais estão vinculados a pasta do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
O vereador Dr. Rafael Haddad em sua palestra falou sobre a importância da existência de políticas públicas efetivas para o controle populacional ético dos animais e o papel destas políticas para garantir a promoção da saúde pública. O vereador comentou ainda sobre a sua luta na elaboração de políticas públicas efetivas para proteção aos animais e saúde pública no município de Cornélio Procópio e que é fundamental a participação de todos nesse processo: poder legislativo, executivo, sociedade civil e ONG´s de proteção aos animais.
A médica veterinária Dra. Themis Leão Buchmann da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA) falou sobre a Saúde Pública e o Controle Ético da População de Cães e Gatos no Estado do Paraná e Médico Veterinário Dr. Leonardo Nápoli do Departamento de Trânsito do Paraná proferiu uma palestra com o tema: “O Risco para o Trânsito com a Circulação de Animais em Vias Públicas”.
O Seminário contou ainda com a palestra da bióloga e professora Andressa Liriane Jacobs com o tema: “Direitos Animais – Base para uma Política de Controle Ético” e da coordenadora da Agenda 21 Paraná, Sra. Rosana Vicente Gnipper, com o tema: “Bases para a Política Estadual de Controle Ético da População de Cães e Gatos”. A Sra. Rosana Vicente foi convidada pelo secretário Luiz Eduardo Cheida para coordenar a Rede Estadual de Direitos Animais. Representantes de ONG´s de proteção aos animais, médicos veterinários e representantes do poder público e da sociedade civil participaram do seminário.
“A questão sobre políticas para o controle populacional ético dos animais não pode se resumir à castração dos animais. É necessário que existam também programas de identificação dos animais por meio da microchipagem, programa de educação para a guarda responsável e proteção dos animais, leis punitivas contra o abandono, fiscalização e credenciamento dos locais que produzam e comercializem animais, integração com as outras Secretarias como será feito por meio da Rede de Direitos dos Animais no Estado do Paraná, entre outros itens. Dessa forma, poderemos construir uma politica pública efetiva para o controle populacional dos cães e gatos” – Fernanda Beda.