A Dra. Cristiane Schilbach Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, está entre os profissionais indicados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ao 2º Prêmio da Associação Mundial Veterinária (WVA) de Bem-estar Animal, que será entregue em maio deste ano, em Barcelona, Espanha.
A WVA selecionará um médico-veterinário de cada uma das seis regiões onde está presente (América do Norte, América do Sul, Europa, África, África do Norte/Oriente Médio e Ásia/Oceania) para receber a premiação, que acontecerá de 5 a 8 de maio.
Graduada em Medicina Veterinária, com mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres e doutorado e Pós-doutorado em Reprodução Animal, Cristiane tem experiência na área de Medicina Veterinária de Animais Silvestres, com ênfase em Reprodução, Comportamento, Enriquecimento ambiental e Bem-estar animal.
Pioneira
Para a médica-veterinária, a indicação ao prêmio é um reconhecimento muito importante pelo trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos 20 anos. Ela foi pioneira no Brasil trazendo o enriquecimento ambiental como uma ferramenta fundamental na promoção do bem-estar de animais cativos.
“Somente depois dos primeiros resultados, é que consegui comprovar o quanto estas técnicas poderiam ter um papel importante na medicina preventiva: cuidar do bem-estar do animal e do ambiente e, com isso, evitar um comprometimento da saúde do animal”, ressalta Cristiane.
Propósito
Em sua atuação profissional ministrou palestras, cursos e workshops por todo o País com foco nas mudanças necessárias para um manejo que melhorasse a qualidade de vida dos animais.
“Para minha carreira, essa indicação é a certeza de que valeu a pena lutar por esse propósito no Brasil, trazendo para a Medicina Veterinária uma área tão nova e tão necessária no nosso País”, enfatiza Cristiane.