Presidente do CFMV participa de sessão em comemoração à erradicação da febre aftosa no Brasil

Evento, que aconteceu no Senado Federal, faz parte da “Semana Brasil Livre de Febre Aftosa”, organizada pelo Mapa
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Comunicação CFMV/CRMV-SP

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, participou, na última segunda-feira (02/04), de Sessão Especial do Senado Federal em Comemoração à Erradicação da Febre Aftosa no Brasil e ao reconhecimento internacional da condição de país livre da doença, com vacinação.

O evento faz parte da “Semana Brasil Livre de Febre Aftosa”, organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com outras instituições. Almeida foi convidado a compor a mesa do evento ao lado do ministro Blairo Maggi, do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, do senador Waldemir Moka, que presidiu a sessão, entre outras autoridades.

Com um discurso pautado na alegria em ter participado efetivamente da luta contra a doença, o presidente do CFMV enalteceu o papel decisivo do médico-veterinário na erradicação da aftosa, “desde a pesquisa, à construção de um antígeno de qualidade, reconhecido, mundialmente”.

Orgulho

O presidente do CFMV lembrou de sua trajetória como profissional e o orgulho de ter acompanhado a evolução tecnológica da fabricação da vacina contra a doença.

“Quando afirmo com alegria de ter participado deste combate, não foi fácil, focando a educação sanitária – conscientização do produtor rural; a vigilância sanitária e epidemiológica-profilaxia, trânsito e a interdição das áreas afetadas e por último, a vacinação”, enfatiza Almeida.

Parabéns ao médico-veterinário, zootecnista, pecuarista, industrial, professor pesquisador e sociedade por esta conquista

(Francisco Cavalcanti de Almeida)

País livre

No próximo mês, em Paris (França), o Brasil receberá o certificado internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país livre de febre aftosa com vacinação, abrangendo os estados do Amapá, Roraima, partes do Amazonas e Pará. Com isso, o processo de implantação de zonas livres de febre aftosa alcança toda a extensão territorial brasileira.

“Com esse status, a Pecuária brasileira passará para um patamar mais alto, permitindo novo desafio que conquistaremos até 2023, o reconhecimento internacional de todo o país livre da febre aftosa sem vacinação. Essa condição traz evidentes impactos positivos para o País na consolidação e ampliação de mercados para os produtores pecuaristas brasileiros”, ressalta Maggi.

Trabalho contínuo

A vacinação correta contra a febre aftosa de bovinos e búfalos, de acordo com o calendário nacional, é essencial na prevenção da doença. É também muito importante que o produtor adquira somente animais sadios e de origem segura. O transporte de animais sempre deve ser acompanhado da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Em caso de suspeita da doença, o serviço veterinário oficial deve ser informado para que haja atendimento rápido e eficaz, evitando que a eventual ocorrência se alastre e cause maiores prejuízos à Pecuária nacional. O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo com vendas para mais de 140 países.

O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, somando 218,7 milhões de cabeças de bovinos e búfalos

Relacionadas

imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente e vacas pretas ao fundo.
grupo de autoridades em pé pousando para foto no lançamento do Comitê Uma Só Saúde.
imagem da campanha um elo pela vida mostrando uma mão segurando uma pata de cachorro.
Pessoas em pé na frente do stand do CFMV na feira PetVet 2024.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40