Presidente do CRMV emite carta ao vice-presidente Michel Temer

Ao Excelentíssimo Senhor

Michel Temer

Vice-Presidente da República

Inicialmente, receba Vossa Excelência nossos cumprimentos. Sou médico veterinário desde 1971 e, atualmente, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Hoje, estão inscritos no Conselho mais de 36 mil profissionais, médicos veterinários e zootecnistas.

O Estado de São Paulo conta, até o presente, com 55 faculdades de Medicina Veterinária e de Zootecnia, sendo 10% de ensino público (USP e Unesp) e 90% correspondente ao ensino privado.

Prestamos, por mais de 40 anos, nossos serviços ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no Estado de São Paulo. Durante este período, colaboramos com as gestões dos ex-ministros Antônio Delfim Neto, Ângelo Amaury Stábile, Nestor Jost, Pedro Simon, Íris Rezende, Antônio Cabrera, Lázaro Barbosa e Barros Munhoz. Todos mantiveram médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos em órgãos técnicos, demonstrando de forma inequívoca o valor destas nobres profissões.

O agronegócio brasileiro vem, a cada dia, expressando a sua força, responsável por quase 40% do PIB nacional. Diante disso, tem sido a importante contribuição deste tripé – composto por médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos – uma das grandes responsáveis por este sucesso.

No entanto, recentemente, chegou ao nosso conhecimento a nomeação de um advogado para o cargo de Secretário de Defesa Agropecuária e que, este fato, deve-se ao PMDB. Contudo, questionamo-nos qual será a avaliação feita pelos órgãos internacionais a respeito da formação, capacitação e habilidade de nossos profissionais, uma vez que não foram sequer lembrados para ocuparem tal posição.

Acreditamos que, dentre os mais de 140 mil médicos veterinários e zootecnistas – sem considerar o quantitativo de engenheiros agrônomos, o Brasil possa dispor de um profissional altamente gabaritado para assumir uma secretaria estritamente técnica. É um verdadeiro desrespeito para com estas três profissões.

Neste sentido, rogamos-lhe revisar este ato, a fim de prezar pela valorização desses profissionais e, até mesmo, corrigir esta falha ética.

Excelência, confiantes no seu espírito público que lhe é peculiar, e no seu senso de justiça, despedimo-nos com um forte abraço, admiração e respeito.

Francisco Cavalcanti de Almeida

Médico veterinário – CRMV-SP nº 1.012

Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40