O presidente do CRMV-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, concedeu uma entrevista ao Jornal da Cultura, esclarecendo os problemas que o tráfico de animais selvagens tem causado. “Hoje, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que 75% das enfermidades humanas procedem dos animais”, disse Almeida.
Em setembro, o Sistema CFMV/CRMVs lançou a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens com o objetivo de promover uma série de ações ao longo de um ano para combater o tráfico de animais selvagens. As iniciativas integram um grande esforço para envolver toda a população na luta contra este tipo de crime, que é um dos mais graves problemas que o Brasil enfrenta atualmente: 38 milhões de animais são retirados da natureza por ano, sendo que apenas 10% deles sobrevivem e são comercializados ilegalmente.
Nesta época do ano, por conta do período de férias, o tráfego é intenso nas estradas do País, o que atrai comerciantes ilegais de animais selvagens que se espalham ao longo das rodovias para praticar o comércio ilícito.
O convívio com animais selvagens tem como consequência a transmissão de diversas doenças. É o caso da leptospirose, raiva, leishmaniose, hantavirose, esporotricose, entre outras. Além disso, há também o fator estresse, ao qual esses animais são submetidos por estarem fora de seu habitat próprio.
Com a iniciativa desta campanha, o CFMV ao lado de seus 27 Conselhos Regionais, pretende mobilizar a sociedade, médicos veterinários e zootecnistas, órgãos do governo e organizações não governamentais, na conscientização e no combate ao tráfico de animais selvagens no Brasil.
Para assistir à entrevista, clique aqui