O presidente do CRMV-SP, Francisco Cavalcanti de Almeida, participou, no dia 14/2, da reunião conjunta das Câmaras das Casas Genéticas e Sanidade realizada na União Brasileira de Avicultura (UBABEF), que contou com a presença de importantes nomes da Medicina Veterinária na área de produção animal, entre eles: o diretor de produção e a coordenadora técnica da UBABEF, Ariel Mendes e Sulivan Alves; o diretor coorporativo de agropecuária da JBS Foods, Osório Dal Bello; e a pesquisadora da Embrapa, Iara Maria Trevisol.
O presidente do Conselho apresentou a situação atual das avícolas no município de São Paulo e na região metropolitana, demonstrando os problemas com a sanidade e a higiene no processo de abate das aves. Após a exposição do quadro, foi deliberado que a Associação Paulista de Avicultura (APA) entrará em contato com a Vigilância Sanitária, a Procuradoria do Consumidor e com a Prefeitura de São Paulo para que tomem as decisões cabíveis no intuito de reverter a situação das avícolas.
Os demais participantes da reunião apresentaram propostas sobre medidas preventivas para a Influenza Aviária devido a sua expansão na América Latina, ações que regulamentem o uso do método de espuma para o sacrifício sanitário de aves, além da apresentação da situação da Bronquite Infecciosa no Brasil, doença de distribuição mundial que afeta principalmente frangos de corte, matrizes e aves de postura comercial de todas as idades.
O encerramento da reunião conjunta foi realizado pelos presidentes das Câmaras de Casas Genéticas e de Sanidade, Ivan Lauandos e Guilherme Castro, respectivamente.