Presidente Prudente, no interior de SP, vai implantar chips em todos os cães e gatos do município. Um censo realizado na cidade encontrou mais de 44 mil cães e gatos, que, a partir de 2012, serão monitorados por chips. Segundo o Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) da prefeitura, o censo vai revelar informações sobre as características de sanidade dos animais, a raça, endereço, nome dos donos e outras informações.
O levantamento também possibilitará aos veterinários do município saber quantos chips devem ser adquiridos pela Prefeitura para a população de cães e gatos. A licitação para a compra dos chips será aberta no início de 2012. Por enquanto, os responsáveis pelo CCZ estão coletando informações sobre os tipos de chip existentes no mercado. Um deles, de 1,2 centímetros de tamanho, que está sendo testado, prevê o implante subcutâneo no dorso do animal. Com um aparelho leitor sobre o local, é possível receber todas as informações contidas no chip, sem necessidade de computador.
O objetivo da chipagem é controlar a população de cães e gatos, combater as zoonoses, micoses e verminoses, prevenir possíveis surtos de leishmaniose visceral e casos de raiva, além e incentivar a posse responsável.
Fonte: A Tarde On-line (acessado em 19/12/2011)