Primavera facilita proliferação de animais peçonhentos

Ainda sonolento, o cidadão coloca o pé no sapato pela manhã. Rapidamente uma picada, um grito e toda vizinhança acorda por conta de um escorpião. A situação é muito comum na primavera, quando o tempo fica quente e úmido, ideal para a proliferação de animais como escorpiões e lacraias, que são dotados de veneno.

“São animais de hábito noturno. Eles saem das galerias e vão para as casas à procura de alimentos. Ali ele encontra uma roupa ou sapato no chão e acha que é abrigo. No outro dia de manhã, acontecem os acidentes”, explica a médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande, Júlia Maksoud.

Esses animais peçonhentos se alimentam de outros, como baratas, e a primavera favorece a procriação de ambos. A principal maneira de evitar acidentes é manter o quintal limpo, sem materiais desnecessários ao redor da casa, e cuidar para que os vasos de plantas não acumulem umidade. Além disso, é importante tampar ralos e pias e usar água sanitária na limpeza da casa, que ‘espanta’ escorpiões, por exemplo. “Tem escorpiões que não precisam do macho para se reproduzir, então é só ter o ambiente adequado que eles procriam”, explica Júlia.

Como proceder

Ao ser vítima de animal peçonhento, a primeira providência é procurar atendimento médico. As unidades de saúde possuem soros específicos para aranhas e escorpiões. Se possível, capturar o animal para mostrar ao profissional da saúde. Após cuidar do ferimento, ligar para o CCZ para receber outras orientações.

Fonte: Correio do Estado (acessado em 21/10/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br