Procedimentos para importação de insumos estão em consulta pública

Os procedimentos para a importação de insumos pecuários estão em consulta pública desde de quinta-feira (13), pelo prazo de 30 dias. O objetivo da norma, publicada no Diário Oficial da União (DOU), é garantir a segurança e a rastreabilidade dos produtos importados e comercializados no País destinados à alimentação animal e ao uso veterinário. Trata-se de uma atualização das regras para esses produtos.

A proposta de Instrução Normativa traz os procedimentos relacionados à importação dos produtos em função da finalidade de uso como comércio, pesquisa, uso pelo criador e risco sanitário que cada produto pode oferecer.

“Os novos procedimentos visam simplificar e harmonizar as regras, dando agilidade às operações de comércio internacional sem, contudo, deixar de desempenhar o papel do Estado, no que tange salvaguardar a saúde e o bem-estar dos animais, bem como assegurar a qualidade e a inocuidade dos produtos importados e a segurança alimentar”, explica a diretora do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária, Maria Angélica Ribeiro.

Dados – No termo de importação o profissional deverá informar dados como nome do produto, origem, procedência, número do registro/licença ou informar a identificação do cadastro, no caso daqueles dispensados de registro. Quando se tratar de produtos que contêm Organismo Geneticamente Modificado (OGM) ou seus derivados deverá conter o nome comum e científico e, quando disponível, o comercial. Além disso, é necessário identificar o evento de transformação genética do OGM.

Para a liberação de mercadorias para importação é necessária apresentação de documentações legais, como certificados sanitário de origem e de livre venda. As sugestões deverão ser encaminhadas para o e-mail dfip@agricultura.gov.br ou para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários, Anexo A, sala 443, CEP: 70.043-900.

Fonte: Ministério da Agricultura (acessado em 14/05/10)

Relacionadas

03.05_ENCONTRO DE ZOOTECNISTAS_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40