Programa CFMV Mulher é lançado e visa promover equidade de gênero

Iniciativa propõe políticas institucionais que ampliem a participação e liderança feminina dentro e fora do Sistema CFMV/CRMVs, bem como de enfrentamento ao assédio e violência
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O último dia da PetVet 2025, uma das principais feiras do mercado pet no País, foi marcado pelo lançamento do Programa CFMV Mulher, no espaço do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O evento aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Uma iniciativa institucional, o programa tem o objetivo de promover a equidade de gênero; o fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão, representação e influência, tanto dentro como fora do Sistema CFMV/CRMVs; e o enfrentamento do assédio moral, sexual e da violência de gênero.

Ao lado da presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, participaram da mesa-redonda de lançamento, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Daniela Pontes Chiebao; a vice-presidente do Regional paulista, Carolina Saraiva Filippos de Toledo; a deputada estadual por São Paulo, Clarice Ganem; e a deputada estadual pelo Amazonas, Joana Darc.

Na abertura do evento, a presidente do CFMV classificou o dia como histórico para a Medicina Veterinária e para a Zootecnia brasileiras. “Lançamos aqui a Comissão Nacional de Valorização da Mulher Médica-Veterinária e Zootecnista. O CFMV nasce com a missão de apoiar as profissionais que conciliam vida pessoal com maternidade, e de criar espaços de capacitação e liderança. É uma forma de mostrarmos nosso protagonismo. Quero abrir caminho para que outras mulheres também assumam lugares de destaque nas profissões. Queremos mostrar que nós podemos, sim, ocupar esses lugares”, enfatizou.

A presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, agradeceu a oportunidade de participar da mesa-redonda do CFMV Mulher, representando as profissionais do estado de São Paulo, e falou que o objetivo é motivar mais participações e mais conexão com as ações do Sistema CFMV/CRMVs.

“É uma iniciativa nova de gestões lideradas por mulheres para mulheres a respeito de melhorias que podem ser feitas dentro da profissão voltadas para nós, que somos maioria. O CFMV Mulher cria mecanismos concretos de valorização, capacitação e profissão das profissionais”, afirmou Daniela.

Presente no auditório, o deputado federal por São Paulo, Bruno Ganem, mostrou total apoio à iniciativa. “A força da mulher na Medicina Veterinária é impressionante, me coloco à disposição para colaborar com o CFMV Mulher.”

Protagonismo feminino

Escolhida para ser a presidente da Comissão Nacional, a vice-presidente do CRMV-SP, Carolina Saraiva Filippos de Toledo, ressaltou que a atual gestão do Regional, pela primeira vez com maioria formada por mulheres, jovens e atuantes, já é disruptiva, abrindo espaço para mais profissionais terem voz ativa. “Tive a honra de ser escolhida pela Dra. Ana Elisa para ser presidente dessa comissão que vem para abrilhantar ainda mais nossa carreira e valorizar o papel da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Vamos propor medidas, campanhas e programas que dialoguem com a realidade das nossas profissionais”

A deputada estadual Clarice Ganem falou de sua luta pela causa animal, pela saúde e pelas mulheres, e como juntas, é possível fazer a diferença “Agradeço a presidente do CRMV-SP pela contribuição técnica no Projeto de Lei nº 695/2025, que autoriza a aplicação do protocolo CED (Captura, Esterilização e Devolução) para controle populacional de cães e gatos de vida livre. Nossa intenção é sempre dar voz aos animais.”

A representante do legislativo estadual do Amazonas e médica-veterinária Joana Darc lembrou que a presença de mulheres na política ainda é pequena e falou da importância de se abrir espaços em todas as esferas. “Espero contribuir com o Programa e gostaria de sugerir ao Sistema CFMV/CRMVs um pacto para que tenham mulheres em todos os regionais, pois precisamos de representatividade.”

Mulheres na Medicina Veterinária e na Zootecnia

Ao final, no discurso oficial de lançamento, a presidente do CFMV destacou que, no Brasil existem 131.826 mulheres atuando como médicas-veterinárias e zootecnistas, mas dentro dos Conselhos, seja na presidência, diretorias ou como conselheiras efetivas e suplentes, são apenas 198. 

“Este dado é um chamado à ação. É a prova de que ainda há um caminho a percorrer para que o nosso protagonismo profissional também se traduza em protagonismo institucional. Com o CFMV Mulher, estamos criando um movimento para propor políticas institucionais que promovam a equidade de gênero, fortaleçam a liderança feminina e enfrentem o assédio moral, o assédio sexual e qualquer forma de violência de gênero. Faremos isso como instância consultiva da Presidência, porque este projeto é estratégico, é prioridade, é pessoal”, concluiu Ana Elisa Almeida.

Como funcionará o CFMV Mulher

O CFMV Mulher será executado pela Comissão Nacional de Valorização da Mulher, que será presidida pelo CRMV-SP e terá como principais atribuições:

• Propor ações e políticas institucionais voltadas à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento da liderança feminina;

• Sugerir medidas preventivas e educativas para o enfrentamento do assédio moral, sexual e da violência de gênero nos ambientes vinculados ao Sistema CFMV/CRMVs;

• Apoiar iniciativas que favoreçam a conciliação entre vida profissional e pessoal, com atenção às demandas da maternidade;

• Colaborar com ações de capacitação, sensibilização e formação de conselheiros, empregados, profissionais e estudantes, em articulação com outras comissões ou setores do CFMV;

• Subsidiar o CFMV na elaboração de estudos, normas, campanhas e diretrizes sobre equidade de gênero e valorização da mulher; • Atuar como instância consultiva da presidência do CFMV em temas relacionados.

Relacionadas

imagem de uma mulher olhando o computador
Materia
Duas mulheres posando para foto segurando placa de homenagem.
Mulher jovem olhando em um microscópio em um fundo com as cores verde e roxo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br