Pindamonhangaba está priorizando a atividade leiteira visando sua qualidade. A prefeitura da cidade oferece assistência ao produtor de leite que é orientado para atender os parâmetros de qualidade de acordo com a Instrução Normativa (IN-51) e os resultados trazem benefícios e lucros aos produtores.
O programa Leite Legal é destinado ao treinamento e melhoramento da qualidade leiteira, onde produtores integrantes do programa Cati Leite são monitorados e acompanhados mensalmente através de análises realizadas pelo laboratório Cliníca do Leite, da Esalq-USP USP.
Os resultados foram significativos em todos os parâmetros, atingindo o objetivo da IN51 até julho de 2011.
Para atender aos parâmetros necessários, a Prefeitura presta assistência técnica ao produtor, capacitando-o em relação ao manejo de higiene dos utensílios e equipamentos utilizados no processo de ordenha, além do controle e tratamento de mastites, que são inflamações na glândula mamária.
“Estamos evoluindo na produção e qualidade e ficamos dentro de todos os parâmetros exigidos. Em maio, na proxima avaliação, devemos ter indicadores ainda melhores. O produtor que seguir e participar do Leite Legal vai conseguir bonificação e vai ter um animal produzindo mais leite de qualidade e com menos gastos com insumos e medicamentos”, conclui o diretor de agricultura Pedro Aldo Amadei Júnior, o PA Junior.
Fonte: Vale News (acessado em 11/02/11)