Projeto de extensão leva informações sobre zoonoses a alunos de escolas públicas de Botucatu (SP)

Alunos de graduação, pós-graduação e residentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp de Botucatu estão levando informações sobre zoonoses como raiva, leptospirose, leishmaniose, toxoplasmose, brucelose e tuberculose aos alunos do período noturno das escolas da rede pública. A ação faz parte do projeto de extensão universitária institucional “Programa de Educação em Saúde: Participação do Médico Veterinário no Controle de Zoonoses”.

As informações são passadas em palestras que enfocam a prevenção e os aspectos etiológicos, epidemiológicos e de controle das zoonoses, com ênfase nos sinais das doenças no homem.

Coordenado pelo professor do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da FMVZ, Hélio Langoni, e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unesp, o projeto já visitou as escolas estaduais Euclides de Carvalho Campos, Pedro Torres, Armando Salles de Oliveira e Raymundo Cintra. Ainda neste ano, devem ser visitadas as escolas José Pedretti Neto, Cardoso de Almeida, Dom Lucio Antunes de Souza e Francisco Guedelha.

Escolas de Bauru e Areiópolis também já receberam as atividades do projeto. Até o final do ano letivo, a equipe da FMVZ também deve visitar uma escola de Lençóis Paulista.

Na avaliação dos alunos integrantes do grupo, a atividade tem sido enriquecedora. “Além do treinamento de falar em público, temos a oportunidade de passar um pouco do que aprendemos para as pessoas, de uma maneira que seja compreensível a todos”, conta o aluno do 4° ano de medicina veterinária, Marcelo Nogueira Rocha, que participa do projeto. “Os alunos das escolas públicas são curiosos e interessados. Prestam muita atenção e perguntam bastante, pois são doenças que eles já ouviram falar. Saio sempre das palestras com a sensação de que conseguimos transmitir a mensagem para todos”.

Todos os alunos da FMVZ passam por um treinamento, com auxílio da assessora pedagógica da Faculdade Eliana Curvelo, para que consigam transmitir as informações ao público de forma clara e direta. Durante as palestras, também é distribuído um material didático contendo as informações básicas sobre doenças comuns aos homens e aos animais.

Fonte: Portal da Unesp (acessado em 18/11/10)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40