Na última segunda-feira, 02/12, ocorreu o lançamento do projeto Medicina Veterinária e Políticas Públicas, no auditório do CRMV-SP. O evento contou com a participação de médicos veterinários, representantes do Ministério Público de São Paulo e do Poder Legislativo.
Na abertura do evento, o presidente do CRMV-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, comentou sobre a importância da classe médica veterinária participar das discussões que envolvem a elaboração e implantação de políticas públicas. “O médico veterinário é o profissional que possui maior respaldo técnico para falar sobre bem-estar e saúde dos animais, entre outros temas que envolvem a área animal e saúde pública, é de fundamental importância que os legisladores busquem uma orientação técnica ao elaborarem projetos de lei.” comentou o Presidente do CRMV-SP.
A presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRMV-SP, Dra. Fernanda Beda, informou aos participantes sobre o objetivo do projeto, que é uma parceria do Conselho com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (por meio do Projeto Santuário). Ao longo de 2014, serão realizados ciclos de debates sobre os diversos temas que envolve a Medicina Veterinária e Políticas Públicas.
“Pretendemos conscientizar a classe médica veterinária sobre a importância da participação destes profissionais nas ações que envolvem a elaboração e implantação de leis e programas nas áreas animal e saúde pública”, enfatizou Fernanda.
A promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Dra. Vânia Tuglio, falou sobre as ações do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e Parcelamento Irregular do Solo (GECAP) no combate aos crimes ambientais e, especificamente, contra a fauna e sobre a necessidade de um parecer técnico por médicos veterinários para o diagnóstico de maus tratos. A promotora do GECAP comentou, ainda, como deve ser o procedimento dos médicos veterinários diante dessas situações.
O deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB) e coordenador do Departamento de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional enfatizou sobre a importância da participação dos médicos veterinários no desenvolvimento de projetos de leis que visem à proteção aos animais. O parlamentar, que é o mais atuante no Congresso Nacional em defesa e proteção da fauna, comentou também sobre os projetos de lei de sua autoria e a sua luta pela aprovação de leis que punam com maior rigor quem praticar crimes contra os animais.
Para finalizar o evento, a médica veterinária e professora da FMVZ-USP, Dra. Paula Papa, falou sobre a importância da existência de programas educativos públicos para conscientizar a população sobre as formas de prevenção das zoonoses, guarda responsável, bem-estar e proteção aos animais.
O evento contou com o apoio da Revista Clinica Veterinária.