Projeto põe cão obeso para fazer regime

Que eles são fofos, não resta a menor dúvida. Mas cachorro muito gordo pode ficar doente. Para ajudá-los a emagrecer com saúde e recuperar a qualidade de vida, a Universidade Santo Amaro (Unisa), na zona sul de São Paulo, está atendendo cães obesos.

A veterinária Viviani De Marco, professora da Unisa e responsável pelo projeto, afirma que um animal é considerado obeso quando está 20% acima do peso ideal. O índice de 15% é sobrepeso. Segundo ela, a obesidade aumenta a predisposição a ter problemas de saúde. “O cão pode ter diabetes, pressão alta e comprometimento da função respiratória, ficando muito ofegante. Há o risco de pancreatite, convulsão e de problemas ortopédicos”, diz. A castração predispõe à obesidade, mas não é o principal motivo. A isso se associa uma alimentação errada, sedentarismo e muitos petiscos.

Durante o tratamento, os donos serão orientados a dar a quantidade certa de alimento e levar o cachorro para praticar atividades físicas. Os animais vão receber ração light e serão submetidos a exame de sangue. Os donos de cães selecionados vão pagar R$ 30 uma única vez. “Vamos avaliar o perfil do proprietário para saber se ele vai fazer tudo certo para que o animal perca peso”, afirma Viviani.

Na primeira consulta, o cão será pesado, medido e o dono vai ser entrevistado por dois alunos. “O que percebemos é que os donos ficam com pena do animal e dão o que eles pedem”, diz o aluno do 5º ano e responsável pela entrevista, Vitor Rafael Alves Pinto. Os interessados em participar do projeto, que tem 30 vagas, devem mandar e-mail para projetoobesidade@hotmail.com.

Fonte: Diário do Grande ABC (acessado em 03/08/2011)

_Forum_Longevidade (46)
24.09.2024_Instituto_Pasteur_convida_para_Semana_de Mobilizacao_Contra_a_Raiva_Acervo_CRMV-SP
Mesa com toalha branca contendo 3 placas de homenagem e flores.
Ema sorri para foto