Prova agrega nova tecnologia em Sertãozinho (SP)

A 60ª Prova de Ganho de Peso de Sertãozinho (PGP) traz uma novidade neste ano. O criador da raça nelore terá a oportunidade de avaliar seus animais para a eficiência na conversão de alimentos. A avaliação consiste em um teste de desempenho individual por meio da característica Consumo Alimentar Residual (CAR).

O CAR é uma nova tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IZ-Apta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Ela possibilita a identificação de animais que, para o mesmo ganho, consumam menos alimento, diminuindo os custos de produção e tornando o sistema mais sustentável.

No período de 26 a 30 de abril, serão recebidos em Sertãozinho os animais que vão participar da PGP-IZ 2010, cujo início oficial será no dia 4 de maio. A prova de ganho de peso e a avaliação do CAR ocorrerão simultaneamente no período de 4 de maio a 19 de outubro. O criador pode optar pela PGP convencional ou pela PGP adicionada da avaliação do CAR. Porém, as vagas para a avaliação do CAR são limitadas.

Os animais que alcançarem desempenho “Elite” e “Superior” na PGP-IZ 2010, bem como animais de outras provas de desempenho, poderão participar posteriormente da segunda fase de avaliação do CAR. Estima-se que este ano devam participar aproximadamente 300 animais.

A prova é um teste de desempenho individual onde os animais são avaliados por meio de um índice (IPGP) que leva em conta o ganho diário em confinamento e o peso final padronizado aos 378 dias. Segundo os organizadores da prova, trata-se de processo de eficiência comprovada para seleção de reprodutores, já que tanto o ganho de peso quanto o peso final possuem herdabilidade alta. Indivíduos que se destacam nesses atributos podem transmitir com grande probabilidade as características aos filhos.

A PGP possibilita ao criador a identificação acurada de animais geneticamente superiores para características de interesse econômico, relacionadas principalmente ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça. “As PGP constituem importante instrumento auxiliar em sistemas de avaliação genética entre e dentro de rebanhos, sobretudo em populações que não possuem boa conectabilidade genética em seus bancos de dados”, explica a pesquisadora do Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte do IZ Joslaine Noely Cirillo.

Segundo ela, a PGP de Sertãozinho desenvolveu metodologias de avaliação que são utilizadas em provas de ganho de peso em todo o País, inclusive recomendadas pelas principais associações de raças.

Fonte: Portal do Agronegócio (acessado em 19/04/10)

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma tela de computador com texto DT-e

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br