Quatro chapas concorrerão na eleição para a próxima gestão do CRMV-SP

Saiba quais os grupos homologados pela Comissão Eleitoral Regional para o pleito que irá escolher diretores e conselheiros para o triênio 2024-2027
Texto e Imagem: Comunicação CRMV-SP

A Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CER/CRMV-SP) aprovou a inscrição de quatro chapas para concorrerem à Eleição 2024. A decisão ocorreu após análise pela CER da conformidade em relação ao regulamento eleitoral da documentação enviada pelos candidatos, e também da avaliação de recursos pelo Plenário do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Cinco chapas se inscreveram para concorrer à eleição que definirá a diretoria executiva e os conselheiros para a gestão 2024-2027 do Regional. Após extensa e analítica apuração da documentação apresentada, a Comissão Eleitoral, entretanto, decidiu por aprovar e homologar o registro de apenas quatro grupos, decisão esta que foi mantida pelo CFMV.

Com a homologação final, os números de cada uma das chapas, compostas por quatro candidatos aos cargos de diretores executivos e até 12 conselheiros, entre efetivos e suplentes, já foram sorteados durante reunião híbrida (presencial e on-line) realizada no último dia 30/01 e que contou com a presença de dois representantes de cada um dos grupos concorrentes, integrantes da CER e do corpo funcional do CRMV-SP.

A chapa 1, “Valoriza Vet”, encabeçada pelo médico-veterinário Daniel Zacharias Zago, teve registro confirmado para participar com o total de 11 componentes, entre diretores e conselheiros; a chapa 2, “Renovação Já”, comandada pelo médico-veterinário Ciro Gassenferth Oliveira, com 15 integrantes; a chapa 3, “Evolução”, dirigida pela médica-veterinária Daniela Pontes Chiebao, com 14 membros; e a chapa 4 “Inovar para Transformar”, liderada pelo médico-veterinário Fábio Manhoso, com 16 participantes.

Devido a não apresentação de documento essencial exigido pela Resolução CFMV nº 1.298/2019, o Termo de Anuência, o qual deve ser assinado por todos os integrantes, o pedido de registro de um quinto grupo, nomeado “Nova Chapa”, foi indeferido, conforme prevê o regulamento eleitoral, e o recurso feito ao CFMV também não foi aprovado.

“Na próxima semana, divulgaremos mais detalhes sobre as chapas homologadas, seus respectivos candidatos e propostas. Minhas expectativas são de que haja expressiva adesão dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas neste processo eleitoral, num exercício democrático participativo, entendendo a sua importância. É a oportunidade para que os profissionais façam valer a sua representatividade”, afirma o presidente da CER/CRMV-SP, Cláudio Regis Depes.

Voto on-line

A Eleição CRMV-SP 2024 será realizada no dia 12 de março, das 7h às 19h, na modalidade on-line, por meio do site www.eleicaocrmvsp.org.br, que poderá ser acessado de qualquer lugar.
Todos os profissionais inscritos e atuantes no CRMV-SP receberão, no endereço cadastrado no Conselho, carta em que constará a senha provisória para acesso ao sistema de votação.

O voto é obrigatório para médicos-veterinários e zootecnistas que possuem inscrição principal no Conselho Regional e que tenham sido homologadas até 8 de fevereiro, e em dia com o financeiro até a anuidade de 2023 (parcelamento em dia também é válido).

A previsão é de que cerca de 55 mil profissionais estarão aptos a votar. Porém, este número pode ser ainda maior, levando-se em consideração os novos registros que devem ser homologados. Vale ressaltar que, a partir desta eleição, os estrangeiros também estão aptos ao voto.

Em breve, mais informações sobre o processo eleitoral e detalhes sobre as chapas concorrentes serão divulgadas. Em caso de dúvida, acesse www.crmvsp.gov.br/eleicoes-2024 ou envie e-mail para comissaoeleitoral2024@crmvsp.gov.br.

CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
No auditório, participantes, mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto ao final do evento.
Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
06.05_Premios_CFMV_MATERIA