Quem ganhou ou adotou um animal deve vaciná-lo

O ano novo começa e, depois de tanta festa, chega a hora de cumprir tarefas. E o que não pode ser esquecido é de marcar no calendário de 2010 a data da vacinação dos bichinhos. A dica vale principalmente para quem ganhou um amiguinho no Natal ou decidiu adotar um no fim do ano.

Foi o caso de Marcelle Carvalho. Ela encontrou um cãozinho da raça poodle na rua e não resistiu: levou-o para casa. Como ele já não é mais um filhotinho, Marcelle ficou na dúvida sobre como proceder com relação às vacinas. Ela consultou dois veterinários, que lhe deram opiniões diferentes.

“Um me disse que eu deveria primeiro aplicar três doses da óctupla em três meses seguidos, sendo uma a cada mês, e depois aplicar a antirrábica. Já o outro disse que eu poderia aplicar as duas ao mesmo tempo, e que só deveria fazer um reforço anual. Não sei o que fazer”, disse Marcelle.

A veterinária Márcia Abreu, coordenadora do projeto Adotar é o Bicho, explica que, no caso de um animal adulto, é preferível dar uma dose apenas da vacina polivalente e da antirrábica e repeti-la a cada ano. Porém, também é preciso avaliar o estado do animal.

“Se pegou um animal na rua, você não sabe se ele está contaminado. O veterinário vai dar um banho para tirar carrapatos e pulgas”, explica a veterinária.

Outro detalhe é a vermifugação. Um filhote encontrado na rua tem 90% de chances de estar contaminado. E para adultos, é recomendável fazer o exame de fezes.

Pegar um animal na rua também exige cuidado com a forma de transportá-lo. Segundo Márcia, o contato direto pode transmitir doenças de pele, como sarna.

“O ideal é ter o mínimo de contato possível. Coloque o bicho numa caixa de papelão e leve-o a uma clínica”, afirma ela.

Fonte: Extra On-line (acessado em 04/01/10)

Relacionadas

Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40