Ratos procuram abrigo e alimento no inverno

“Eles adoram entulhos e locais apertados, passam por frestas com menos de 0,5 cm, são curiosos e roem tudo. Além disso, fazem ninhos em forros de fogão, paredes duplas e até cavam no cimento para chegar à terra e estabelecer uma colônia”. Essa é a descrição do médico veterinário sanitarista Luiz Alberto Malinowski sobre roedores como os camundongos, que são domiciliares.

No inverno, a infestação dessas pragas urbanas é comum, porque as baixas temperaturas do inverno estimulam pequenos roedores, principalmente os camundongos, a invadirem casas e empresas à procura de locais quentes e com boa oferta de alimentos. “É o de instinto de sobrevivência”, explica ele.

A dica do especialista para prevenir o aparecimento dos ratos é fazer aplicações regulares de inseticida e instalar caixa porta-iscas. “Realizar a limpeza diária, fazer a remoção de entulhos e lixo e o acondicionamento ideal do lixo doméstico é o primeiro passo. Uma medida excelente, a título de prevenção, é a limpeza regular com água e sabão. Já a estratégica é contratar profissionais capacitados para aplicar o inseticida e o raticida”, diz Malinowski.

Espécies mais comuns

Se os camundongos são menores e preferem os interiores e locais apertados, o rato preto é grande e possui uma cauda longa. “Este adora forros, espaços atrás de calhas e rufos, sacarias, pisos danificados e entulhos”, explica. Já as ratazanas vivem preferencialmente em galerias de esgoto e águas pluviais. Pode-se encontrar as três espécies em lixões e terrenos baldios. Segundo Malinowski, bastam oferta de alimentos, pouca água e abrigo para as colônias crescerem.

Como exterminar os roedores

Depois da descoberta da presença de ratos na residência, o que não é um bom sinal, muitas pessoas lançam mão de métodos que não possuem eficácia comprovada. A recomendação é sempre procurar empresas controladoras de pragas ou desinsetizadoras, cadastradas na Vigilância Sanitária.

“Elas possuem profissionais capacitados e habilitados para combater a infestação”, observa Malinowski. O veterinário também alerta moradores para não contratarem o serviço de empresas desconhecidas, pois algumas usam venenos agrícolas, que não são apropriados para o controle.

Segundo ele, o aparecimento de um rato pode significar que a casa abriga mais roedores. “Muitas vezes, a casa é só o refeitório, e o terreno baldio ou a casa abandonada vizinhos é o local da moradia”.

Doenças e prejuízos

Os ratos são transmissores de várias doenças como a leptospirose, a peste bubônica e a hantavirose, entre outras, mas também causa danos a estruturas e a materiais industrializados, como fios e cabos.

Dicas

* Jamais compre raticidas líquidos ou chumbinho. Eles são proibidos pela Anvisa e, em caso de ingestão acidental, podem levar crianças e animais à morte, já que não existe antídoto;

* O correto é usar raticidas que contenham na caixa os dizeres “Raticida Doméstico Dose Única” e “Contém Amargante”.

* Ratoeiras só pegam os animais mais afoitos. A grande maioria é esperta e dificilmente cai na armadilha. Os venenos caseiros contra insetos ou gramíneas possuem solventes com odorizador e a maioria tem cheiro forte, por isso, o rato detecta e refuga a isca;

* Ao encontrar um rato dentro de casa, procure guardar de imediato todos os alimentos de fácil alcance em partes mais altas e/ou na geladeira. Se for um camundongo, poderá ser pego facilmente com uma isca raticida de dose única. Se for um rato de telhado ou ratazana, chame uma desinsetizadora. Os roedores são muito ariscos e será necessário utilizar porta-iscas profissionais.

Fonte: O Diário.com (acessado em 18/07/2011)

Relacionadas

Mão e caneta aparecem na imagem assinalando um gabarito de prova em papel branco sobre uma mesa de madeira.
11.10.2024_Arte para divulgação_MATÉRIA
14.10.2024_Papel_do_medico-veterinario_na_seguranca_alimentar_e_destaque_em_Caravana_da_Saude_na_Avenida_Paulista

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40