Reações alérgicas podem derrubar permissão para donos levarem pets nas cabines de aviões

Companhias aéreas preferem abrir concessões aos proprietários de pets que desejam carregá-los nas cabines de passageiros ao invés de privilegiar o bem-estar dos demais ocupantes do voo. É o que afirma o editorial do Canadian Medical Association Journal, publicado no último dia 16, por três médicos que representam o jornal e a Universidade de Ottawa, no Canadá.

A Air Canada é uma dessas companhias. No dia 1° de julho de 2009, ela voltou atrás e anulou a decisão que proibia pets junto aos passageiros. Tudo indica que a competição motivou a medida, já que cerca de 25% dos passageiros da concorrente WestJet são bichos de estimação.

O texto pressiona a Agência Canadense de Transportes para tomar uma posição em relação às pessoas alérgicas, que são obrigadas a dividir o mesmo espaço com os pets, durante os voos. Segundo o editorial, uma entre dez pessoas são alérgicas a animais.

No momento, a Agência está revendo quatro reclamações de passageiros que sofreram sérias reações alérgicas ao voar com animais, em 2009. Uma passageira de um voo da WestJet precisou de cuidados médicos após sofrer uma grave reação alérgica a um cão que estava a bordo.

Segundo o editorial, se a Agência Canadense não tomar previdências para proteger passageiros alérgicos, o governo federal deve se envolver na questão. Para os autores do texto, esses passageiros devem ter a liberdade de voar sem colocar a saúde em risco. Os médicos ainda destacam que os animais de estimação podem viajar com segurança e conforto, no compartimento de cargas do avião.

Fonte: PetMag (acessado em 18/02/10)

Relacionadas

matéria-site
CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40