A instalação de um centro de pesquisas com animais em laboratório fez surgir uma polêmica em Florianópolis (SC). Muitos concordam com as experiências com animais, mas há quem discorde e proteste contra. Um abaixo-assinado lançado na internet por uma Organização Não-Governamental (ONG) conseguiu o apoio de 15 mil assinaturas contrárias à utilização de animais como cobaias.
O Tratado Internacional de 1947, que rege as pesquisas científicas em todo o mundo, permite o uso de animais de experiências e, assim como uma lei brasileira de 2008, determina a criação de comissões éticas para autorizar os procedimentos.
O coordenador do primeiro centro construído no Brasil, João Batista Calixto, explica a relevância para as pesquisas no país. “Ele está sendo construído dentro de um padrão de qualidade internacional. Esses centros surgiram no mundo desenvolvido há 30 ou 40 anos. Por isso, o mundo desenvolve esses medicamentos até hoje e nós não fizemos nada importante”, disse Calixto, afirmando também que todos os animais são anestesiados para os procedimentos.
Já a doutora em Ciências Humanas, Samantha Buglione, é contrária à utilização dos animais de laboratório. “Se o uso dos benefícios é exclusivo dos humanos, então que se faça testes em humanos. Humanos com liberdade e possibilidade de participar destes testes”, defendeu a doutora.
Fonte: Portal G1