Reestruturação da Novartis no Brasil atinge só área animal

A reestruturação dos negócios da farmacêutica suíça Novartis terá efeito reduzido nas operações no Brasil. A venda do braço global de vacinas da companhia para a britânica GlaxoSmithKline (GSK) não vai incluir a fábrica de biotecnologia que está sendo construída em Pernambuco.

Por outro lado, a unidade de saúde animal, em Barueri (SP), faz parte da venda da área para a americana Eli Lilly. “A fábrica de Pernambuco é muito estratégica para a empresa no Brasil”, afirmou uma fonte próxima ao assunto.

Seguindo uma sinalização já dada pelo executivo-chefe da companhia, Joe Jimenez, desde o ano passado. A Novartis informou uma ampla reorganização de seus negócios em escala global. A estratégia da multinacional é diminuir a gama de produtos e voltar seus esforços para os mercados de maior margem, em que a companhia tem relevância significativa.

Em anúncio, a Novartis informou a venda de sua divisão de produtos veterinários para a americana Eli Lilly por US$ 5,4 bilhões. No Brasil, a empresa tem apenas uma unidade pequena nesta área, que representa 5% do faturamento local. Em Barueri (SP), a fábrica tem cinco funcionários e está incluída na negociação com a americana.

“O que tem acontecido nesta indústria é um foco em rentabilidade: as empresas selecionam o que fazem de melhor, ao invés de optarem por ter um portfólio abrangente. Assim, maximizam os investimentos e reduzem os custos de produção”, afirmou o sócio da GSK, Leonardo Giusti.

Fonte:Avicultura Industrial .

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br