Referência mundial em bem-estar animal, o canadense Ian Duncan participa de Congresso do CFMV

“A dor é uma fonte tão comum de sofrimento em animais de produção que deveria receber mais prioridade”. A afirmação é do pesquisador escocês e referência mundial em bem-estar animal, Ian Duncan, que concedeu entrevista à edição número 71 da Revista CFMV, distribuída em dezembro do ano passado.

Duncan será um dos palestrantes internacionais do IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, que ocorrerá entre 18 e 20 de abril de 2017, em Porto Alegre (RS). No Congresso, que tem como tema “Bem-estar e dor: interesse em não sofrer”, o pesquisador irá abordar Seleção Artificial e Dor em Animais de Produção.
Para Ducan, há três fontes comuns de dor em animais de produção. A primeira é causada ao mutilar ou cortar partes de animais, por exemplo por meio de cirurgias. “Elas são sempre feitas por uma boa razão, mas causam dor e devemos procurar alternativas”, afirma o pesquisador. A segunda fonte de dor está em ambientes mal projetados que machucam os animais de produção. “Por exemplo, os edemas no jarrete de gado leiteiro, as lesões de pressão nos quadris da porca e os problemas nos pés de galinhas poedeiras”, exemplifica. “Em terceiro lugar, a dor pode ser causada por doenças metabólicas, causa que parece estar aumentando”, relata.

Interesse em não sofrer

O IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal promete ser um marco na história das discussões sobre Bem-estar Animal. O tema do evento ressalta importância de um atendimento cada vez mais qualificado pelos profissionais. O assunto insere-se em uma perspectiva global sobre o bem-estar animal como princípio norteador das ações humanas com os animais. “Destacaremos diferentes olhares sobre bem-estar animal, mas que se complementam, para cultivar a dúvida e manter sempre o olhar crítico sobre o que se faz”, adianta a presidente do Congresso, Ceres Faraco.

A programação contará com palestras voltadas para as diferentes áreas de atuação que envolvem trabalho com animais de produção, companhia, selvagens e de laboratório. A escolha dos palestrantes e dos temas também abrirá espaço para valorizar a troca de experiências, semear o debate e promover a interação de participantes.

Trabalhos Científicos

No IV Congresso serão aceitos trabalhos na forma de resumo simples sobre os seguintes temas: Bem-estar de animais usados para produção, trabalho e esporte; Bem-estar de animais usados para companhia; Bem-estar de animais usados para ensino e pesquisa; Bem-estar de animais selvagens; Bioética e Legislação; Dor em animais; Interação entre seres humanos e animais; outros temas afins.

Os trabalhos devem ser elaborados em dois arquivos, em inglês ou português, e o material deve ser enviado ao e-mail comissoes@cfmv.gov.br até o dia 8 de março. Mais detalhes sobre o envio dos trabalhos científicos, clique aqui.

Inscrições

O evento é aberto a médicos veterinários, zootecnistas, estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia e demais interessados no tema. Os participantes receberão um certificado de participação ao final do Congresso. Até 31 de março as inscrições terão um desconto de 25%, com valores de R$ 300 para profissionais e de R$ 150 para estudantes. Após esse prazo, as inscrições sobem para R$ 400 e R$ 200.

Sobre Ian Duncan

Ian Duncan é uma das presenças mais aguardadas do Congresso. Referência mundial em bem-estar animal, o professor escocês é pesquisador em Guelph, no Canadá, e preconiza que o bem-estar aumenta quanto mais próximo o animal está de seu comportamento natural. Nos anos 1980, responsabilizou-se pelo tema junto à Comissão Europeia e foi pioneiro na abordagem da senciência nos animais. Suas pesquisas aprofundaram-se especialmente no bem-estar de aves de produção. Ele já publicou mais de 150 trabalhos científicos e 20 capítulos de livros relacionados ao bem-estar animal.

Uma das principais contribuições de Duncan para a ciência do bem-estar animal tem sido o desenvolvimento da teoria de que o bem-estar é definido pelos sentimentos subjetivos dos animais. Ele desenvolve métodos de “perguntar” aos animais o que eles sentem sobre as condições em que são mantidos e os procedimentos aos quais eles são submetidos.

IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal

Tema: Bem-estar e dor: interesse em não sofrer

Data: 18 a 20 de abril de 2017

Inscrições: neste link, com preços promocionais para profissionais e estudantes até 31 de março

Local: UniRitter Campus Zona Sul – Rua Orfanotrófio, 555, Alto Teresópolis, Porto Alegre (RS)

Mais informações e inscrições: bioeticaebea.cfmv.gov.br

Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA