Votuporanga é o único município do Estado de São Paulo a contar como o Comitê Técnico Gestor (CTG) do projeto de Produção Integrado de Sistemas Agropecuários em Microbacia Hidrográfica (Pisa), vinculado ao Ministério da Agricultura. Trata-se de parceria pública privada (PPP) que busca a transformação da produção pecuária convencional em tecnológica, sustentável, rastreável e certificada em unidades comparativas (UC).
De acordo com o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Waldo Cabezas, o comitê foi constituído em janeiro deste ano e já foram realizados trabalhos de preparação de solo numa área de 10 alqueires com o análise e correção do solo, terraceamento (controle de erosão) e, em breve, o plantio da cultura de milho. A propriedade foi dividida em três campos ou lotes. Uma outra propriedade vai contar com o Pisa, no município de Ouroeste.
No campo A, será aplicada alta tecnologia. No campo B, serão feitos terraceamento e correção do PH e no campo C não vai ser aplicada novas tecnologias. Além disso, no campo A serão utilizados fertilizantes e sementes de milho trans-gênico com integração de plantio de direto de milho consorciado com capim, plantio de eucalipto e, a partir do segundo ano do experimento, colocação de gado após a colheita para pastejo.
A parceria com empresas privadas e públicas foi formalizada entre a Apta, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral(Cati), Prefeitura de Votuporanga, Monsanto, Syngenta, Fertipar, Piooner Sementes, Bunge Fertilizantes, Sementes Cosmorama, Calmag, Nutrion, e a Cooperativa do Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga (Coacavo) que vai doar as mudas de eucalipto.
O sítio São Luiz vai ser uma das propriedades de demonstração e pertence à família da engenheira agrônoma Vanda Bazzo, vice-presidente da Coacavo. A área onde foi implantado o experimento, segundo Cabezas, está com o solo degradado o que vai demonstrar o real potencial de produção.
“Se fosse um solo fértil, iam falar que pegamos o melhor solo da cidade e por isso é que deu certo”, afirmou o secretário municipal de Agricultura de Votuporanga, Diogo Vicentin, responsável pelo tombamento e terraceamento dos campos com uso da Patrulha Agrícola.
O projeto Pisa está sendo executado nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Segundo Luiz Fernando Toscano, do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Votuporanga, Luiz Fernando Toscano, está prevista para janeiro de 2010 visita de técnicos do Ministério da Agricultura à propriedade de demonstração de Votuporanga.
Fonte: Diário Web (acessado em 17/11/09)