Relatório de gestão 2018 do CRMV-SP é aprovado sem apontamentos pelo TCU

Pela primeira vez, foi utilizado o inovador formato de relato integrado para reportar metas alcançadas, resultado e expectativas do Regional
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Tikinet / Comunicação CRMV-SP

O relatório de gestão de 2018 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) foi aprovado, sem nenhuma ressalva, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No documento estão as informações sobre as licitações, movimentações financeiras e aplicações dos recursos do Conselho.

É a primeira vez que o Regional utiliza o formato de relato integrado para o relatório, com base no modelo International Integrated Reporting Council (IIRC), que, em português, significa Conselho Internacional para Relato Integrado, e atendendo aos itens da Decisão Normativa TCU nº 170/2018.

De acordo com o presidente do CRMV-SP,  médico-veterinário Mário Eduardo Pulga, o modelo é uma maneira inovadora de reportar metas alcançadas, ações desenvolvidas, resultados e expectativas em uma linguagem mais cidadã.

“É uma oportunidade de nos tornarmos ainda mais transparentes e próximos, tanto dos médicos-veterinários e zootecnistas quanto da sociedade”, enfatizou o presidente sobre o documento, que é fruto do envolvimento de todas as áreas do CRMV-SP, coordenados pela Controladoria Interna e, por isso, apresenta uma visão do Conselho como um todo.

Política de relacionamento

O CRMV-SP tem se empenhado em implantar muitas mudanças administrativas e ampliar sua política de relacionamento com a sociedade e órgãos dos três poderes das esferas municipal, estadual e federal. Exemplos disso são a profissionalização da ouvidoria e a estruturação do trabalho da área de Controladoria de acordo com as exigências do TCU.

Outros destaques da gestão em 2018 foram os lançamentos da 4ª edição do Manual de Responsabilidade Técnica e Legislação e da carta de serviços do CRMV-SP, bem como a disponibilização do portal da transparência e do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC), atendendo à Lei Federal nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação – LAI).

Desafios e conquistas

No aspecto financeiro, o Regional enfrentou desafios e conquistas. Recentemente, foi possível recuperar mais de 1 milhão de reais em taxas bancárias cobradas indevidamente, assim como alcançar isenção de 500 mil reais em taxas da Prefeitura para a obtenção do alvará de reforma da Sede do Conselho na capital paulista.

“Todo esse montante tem sido reinvestido no Conselho, possibilitando estreitar ainda mais o relacionamento com profissionais, ao realizar mais eventos de atualização e educação continuada, forma que encontramos de mostrar diferentes áreas de atuação, novos horizontes, perspectivas e tecnologias, e informações sobre o amplo mercado de trabalho”, destaca Pulga.

Futuro em ação

O presidente argumenta ainda que o próximo desafio será a criação da Plataforma de Serviços, para aproximar o CRMV-SP ainda mais aos profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia, além da sociedade em geral, e também a reforma da sede do Conselho, que terá início em breve. “O momento é de gratidão, pois acreditamos ter alcançado novos patamares perante os profissionais e a sociedade”, enfatiza Pulga.

Acesse o Relatório de Gestão 2018 do CRMV-SP

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.